4
respostas

Como passar para a zona de aprendizagem

Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

Agora liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.

R: Uma vez comecei um emprego novo como corretora de imóveis, fiquei muito ansiosa inicialmente, porque saí totalmente da minha zona de conforto, pois trabalhar numa área totalmente nova, que desafiava os meus medos e inseguranças, me fez ficar ansiosa e estressada, mas quando entendi que é um processo de aprendizagem e que não precisamos saber de tudo, apenas estar disposto a aprender e saber buscar a informação e pedir ajuda para as pessoas, fica tudo mais leve.

4 respostas

Oi, Agatha :)

Entendi bem a sua situação e é muito comum sentir essa ansiedade e estresse ao entrar em um novo ambiente de trabalho, especialmente em uma área completamente nova. Vamos pensar em algumas atitudes que podem te ajudar a passar da zona de estresse para a zona de aprendizagem mais rapidamente na próxima vez:

  1. Divida as tarefas em pequenas etapas: Ao invés de tentar absorver tudo de uma vez, divida as tarefas em partes menores e mais gerenciáveis. Por exemplo, se você está aprendendo sobre um novo software de vendas, comece aprendendo as funcionalidades básicas antes de se aprofundar nas mais complexas. Isso ajuda a reduzir a sensação de sobrecarga.

  2. Pratique a autocompaixão: Seja gentil consigo mesma e reconheça que é normal não saber tudo de imediato. Lembre-se de que o aprendizado é um processo contínuo e que cometer erros faz parte dele. Diga a si mesma frases positivas, como "Estou aprendendo e melhorando a cada dia".

  3. Busque apoio e feedback: Não hesite em pedir ajuda aos colegas mais experientes ou ao seu supervisor. O feedback pode ser extremamente valioso para o seu desenvolvimento. Além disso, conversar com outras pessoas pode te dar novas perspectivas e aliviar a sensação de isolamento.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

A disciplina é um fator indispensável para adquirir um hábito. Além disso, a persistência é fundamental para sair da zona de conforto e entrar na zona de aprendizagem, onde o aprendizado realmente acontece!

Disciplina a chave para er sucesso.

enfrentei uma situação de aprendizagem em que me senti preso na zona de estresse. Estava tentando aprender uma nova habilidade técnica e, apesar dos desafios, minha determinação foi um fator crucial. A organização me ajudou a estruturar o estudo de forma eficaz, mas ainda assim, precisei de uma abordagem mais estratégica para avançar.

Para melhorar minha abordagem da próxima vez, aqui estão três atitudes que pretendo adotar:

Organização Detalhada: Continuarei a dividir o estudo em etapas menores e gerenciáveis. A organização me permitirá manter o foco e acompanhar meu progresso de forma clara, facilitando o aprendizado.

Resiliência e Flexibilidade: Vou manter uma atitude adaptável e aceitar que ajustes podem ser necessários ao longo do processo. Reconhecer que cada desafio é uma oportunidade de crescimento me ajudará a enfrentar as dificuldades com mais confiança.

Pausas Estratégicas: Incluirei pausas regulares e técnicas de relaxamento na minha rotina. Essas pausas são importantes para reduzir o estresse e melhorar minha capacidade de concentração e retenção de informações.