1
resposta

Como os programadores conseguem lidar com varias linguagens?

Bom dia

Tem tantas vagas que surgem pedindo que você tenha conhecimentos em Java, html, css, Javascript, python, perl... Sei que nossa mente não consegue memorizar todas essas linguagens ao ponto de você abrir um notepad e fazer um programa imenso com todas essas linguagens que citei.

Para algumas pessoas que já trabalham na área e estão periodicamente mantendo contato com essas linguagens deve ser fácil, pois a prática leva a perfeição, porém a nossa memória é volátil, sempre deixamos algo de lado e esquecemos quando não praticamos e acredito que isso aconteça com todos!

Também sabemos que o importante é saber a lógica de programação, como fazer, para então pegar essas linguagens e ir encaixando-as no seu propósito... porém me esbarro com uma dificuldade que sinto, atualmente estou estudando várias linguagens, algumas já estudei e outras estou reestudando, em um certo momento estudo Java, que é totalmente diferente na sua sintaxe do Python e do Javascript, quando retorno para alguma linguagem que estava estudando fica tipo sopa de letrinhas, até tenho alguns flashes de memória de como utilizar aquela sintaxe, mas preciso sempre utilizar anotações, as chamadas colas.

Gostaria de saber como conseguem se organizar para utilizar diversas linguagens, se criam algum documento, mapas mentais, cartões de memória, rodizio de aprendizado, enfim onde colocam todos seus estudos para que possam fazer uma consulta e poderem memoriza-las... ou quando precisam utilizar tal linguagem que vão redescobrindo a utiliza-la.

Esse nosso bate papo pode servir para qualquer caso, estudar um novo idioma, estudar para concursos, etc.

Obrigado

1 resposta

Oi Johnatan, tudo bem?

Recomendo ver essa Alura Live de como estudar.

Também a leitura desse artigo "O dia a dia de um profissional que aprende: o calendário de estudo".

Apesar de não ser programador back-end, sei que a melhor coisa que se faz não é decorar a sintaxe da linguagem, mas treinar para ser bom em resolver problemas lógicos (com cursos de lógica de programação por exemplo), pois linguagens vem e vão, mas problemas sempre temos.

Espero ter ajudado e boa semana,

Abcs!