1
resposta

Como os princípios da meta-aprendizagem podem ajudar no aprendizado de programação?

Cinco princípios foram enunciados para facilitar a meta-aprendizagem. Os alunos devem:

  • ter uma teoria, ainda que primitiva;
  • trabalhar em um ambiente social e físico de suporte seguro;
  • descobrir suas regras e premissas;
  • reconectar com a informação da realidade do ambiente; e
  • reorganizar-se alterando suas regras/premissas.

Com base nesses princípios, como podemos tornar o aprendizado em programação mais agradável? Quais atitudes você tem para tornar este aprendizado mais produtivo e eficaz?

1 resposta

Oi, Felipe.

Excelentes observações! Suas observações em destaque lembrou-me das metodologias Ativas como falicitadores do aprendizado.

  • O aluno torna-se o centro da aprendizado e professor apenas o mediador.
  • Este aluno é instigado a pesquisar e buscar pelo conhecimento.

As Metodologias Ativas estão presentes na educação, de modo que tornemos o conhecimento mais agradável e inovador. Exemplos de metodologia como a gamificação,usa elementos de um jogo no contexto que não é o jogo. O objetivo é termos o maior engajamento em sala de aula. Pelas experiências com a gamificação, ela dá super certo! Recomendo! Precisamos urgente adaptarmos a educação para o contexto atual, de modo que torne mais prazeroso, produtivo e eficaz.

Bons estudos! =)