Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como organizar os arquivos php em diretórios?

Eai galera, Estou vendo no curso as boas práticas de reutilizar códigos php através do include. Mas acabei notando que no final ficamos com um monte de arquivos amontoados no diretório principal e isso me parece errado. Gostaria de saber se existe alguma recomendação de como separar esse arquivos da mesma forma que separamos o css e o javascript nos projetos.

Por exemplo: - Criar uma pasta chamada "Banco" para armazenar todos os arquivos php que faz operaçao com bancos

Queria saber se existe alguma métrica para isso.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Quando você trabalha com framewoks de mercado, tipo Laravel ou Zend, geralmente os mesmos tem um diretório pra cada coisa específica.

Mas quando está construindo algo do zero, conforme é feito nos cursos de PHP do Alura, você pode organizar conforme já mencionou acima, por tipo de classes. Não existe um padrão específico, segue o seu senso mesmo.

Eu colocaria as classes de acesso a banco em um diretório chamada Banco, conforme você mencionou. Colocaria a classe PHPMailer e todas as outras que fizesse download na internet num diretório chamado classes_externas. Se eu definisse alguma classe, conforme a de NotasFiscais e Descontos muito usadas no curso de Designer Pattern do Alura, colocaria as mesmas em um diretório entidades e assim vai. Só seguindo o bom senso de organização de cada um.

Se tiver qualquer descoberta de padrão nesse sentido, posta aqui pra gente ver.

Obrigado Tarcísio, Quando terminar os cursos de php irei conhecer esses frameworks.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software