Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como organizar corretamente cada feature no 360 view?

Oi pessoal,

Estou com algumas dúvidas em relação ao 360 view. Bom, como já sabemos, esse exercício tem 3 círculos cada um representando um aspecto do projeto (viabilidade, capacidade e desejabilidade).

O círculo da viabilidade por enquanto tem sido o mais tranquilo de entender, mas o de capacidade e desejabilidade ta um pouco difícil, por exemplo:

Em relação a desejabilidade, sem problemas, eu consigo fazer uma lista de várias features que seriam interessantes e desejáveis para o usuário, só que não estou entendendo quais dessas features devem ser colocadas apenas no círculo de desejabilidade e quais devem ser colocadas na interseção entre os círculos de desejabilidade e capacidade. Como eu não sou desenvolvedor, como posso saber o grau de viabilidade técnica de programar e concretizar cada feature específica no projeto?

Outro exemplo para ilustrar essa dúvida seria o exemplo que foi colocado na aula "Duolingo e exercício" do curso de UX Strategy. Na minutagem 3:44 do vídeo ele amplia o 360 view e da para ver algumas das features que foram colocadas no círculo de desejabilidade. Vamos pegar o exemplo das features "sugestões de destino" e "criar meu grupo". Essas features são interessantes e desejáveis para o usuário, isso está claro, mas não consigo entender porque essas features estão apenas no círculo de desejabilidade e não na interseção dos círculos de desejabilidade e capacidade. Esses não seriam casos de features desejáveis para o usuário e ao mesmo tempo bem factíveis para a capacidade técnica da equipe desenvolver? Uma outra feature colocada nesse exemplo é "apresentar melhores destinos", essa feature foi colocada na interseção entre desejabilidade e capacidade. Porque que ela não está apenas no círculo da desejabilidade igual "sugestões de destino" e "criar meu grupo"? Qual seria o diferencial no caso dessa feature para que ela fosse colocada na interseção e não apenas na desejabilidade como aconteceu com "sugestões de destino" e "criar meu grupo"?

Foi mal aí pelo tamanho da mensagem galera, falei muito hahaha

2 respostas
solução!

Oi Henrique, tudo certo?

Vamos lá!

Como eu não sou desenvolvedor, como posso saber o grau de viabilidade técnica de programar e concretizar cada feature específica no projeto?

O legal do 360 é quando feito em time multi-disciplinar, ou seja, vai ter alguem do time que programa pra falar "opa, isso é rápido" ou "opa, até o Natal de 2030 tá pronto". Recentemente um aluno fez o 360 view na empresa e postou aqui.

Esses não seriam casos de features desejáveis para o usuário e ao mesmo tempo bem factíveis para a capacidade técnica da equipe desenvolver?

Aí foram hipóteses mesmo, pois até onde sei criar um grupo pode ser algo ok, mas sugestão de destinos/apresentar melhores destinos envolve muito mais esforço técnico.

Porque que ela não está apenas no círculo da desejabilidade igual "sugestões de destino" e "criar meu grupo"?

Acredito que comi bola aí, ela poderia ter ido para a desejabilidade.

Tem essa não, pode perguntar :)

Abcs e bons estudos!

Oi Natan!

Valeu, agora está bem mais claro mesmo. Vou buscar desenvolvedores de alma caridosa que possam fazer o exercício junto comigo para conseguir determinar melhor o grau de dificuldade técnica de cada feature.

Acredito que agora realmente entendi bem como fazer o 360 view. Brigadão! :)