1
resposta

Como orçar um projeto 100% ágil?

É comum, quando vamos realizar a apresentação de uma proposta de sistema de software para um cliente, que ele nos questione sobre quanto tempo e quanto custa o projeto na totalidade. Se não temos todos os requisitos definidos no início do projeto, quais técnicas utilizar para levantarmos estes números. O modelo waterfall não é melhor nestes casos?

1 resposta

Olá Marcos.

Tudo bom?

Em relação ao orçamento: ele será baseado em ciclos, nas Sprints, sendo possível calcular o custo de cada Sprint. O custo estará relacionado ao tempo do projeto, sendo possível definir uma taxa horária, por exemplo. Pode-se usar no Scrum o Produto Mínimo Viável (MVP) para gerar o levantamento dos custos dos projetos sem grandes dificuldades. Além disso, é necessário que se mapeie os possíveis gastos extras. E o mais importante: o time precisa avaliar sua velocidade numa Sprint, para que, conhecendo o ritmo de duração dela, seja possível definir a quantidade de Sprints e portanto, a duração do projeto.

Espero ter ajudado e bons estudos :)

Abraços =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software