Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como obter o id da pessoa logada no banco de dados do servidor?

Boa tarde,

Se eu logar um usuário com o comando abaixo:

$_SESSION["usuario_logado"] = $email;

E eu estiver navegando nas páginas de meu sistema, como eu faço para acessar o id do usuário (que está com a sessão aberta) que está cadastrado no banco de dados do servidor?

2 respostas
solução!

Boa tarde Fernando!

Na verdade, você vai logar um usuário verificando se ele existe e se a senha que ele inseriu bate com a que está cadastrada no banco de dados. Loga é o processo de autenticação em si.

Com o comando:

$_SESSION["usuario_logado"] = $email;

Você insere na variável superGlobal $_SESSION, no índice 'usuario_logado' o email do usuário; isto te permite saber que ele está logado, mas isso em si não é o processo de autenticação/login (pelo menos no meu humilde entendimento... rsrs alguém me corrija se eu estiver errado!).

Para você ter acesso ao id do usuário, você pode inseri-lo na superGlobal $_SESSION, da mesma forma que fez com o $email, e ela ficará sempre disponível enquanto a sessão durar (não sei dizer se isso seria uma má prática) ou então você faz uma query no banco e recupera essa informação (creio que seja o mais recomendado a fazer.

Qual seria sua necessidade de obter o id do usuário?

Eu preciso do id do usuário para utilizar em outra variável, que vai ser jogada em outra tabela do servidor. Consegui resolver com essa query.

$query="select id from usuarios where email='{$_SESSION["usuario_logado"]}'";

Obrigado pela ajuda!