Por questão de monitoramento, considerando três switches interligados A-B-C. Caso o link entre A-B caia, como eu tenho certeza que o tráfego A-C-B vai estar funcionando? (não sei se vou conseguir explicar a minha dúvida rsrsrsrsr)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por questão de monitoramento, considerando três switches interligados A-B-C. Caso o link entre A-B caia, como eu tenho certeza que o tráfego A-C-B vai estar funcionando? (não sei se vou conseguir explicar a minha dúvida rsrsrsrsr)
Olá, Renan!
Para garantir que o tráfego entre A-C-B esteja funcionando mesmo com a queda do link entre A-B, você pode utilizar o protocolo STP (Spanning Tree Protocol). O STP é um protocolo de rede que permite a criação de um caminho redundante para evitar loops e garantir a disponibilidade da rede.
Com o STP configurado corretamente nos switches A, B e C, quando o link entre A-B cair, o STP irá automaticamente selecionar um novo caminho para o tráfego, que pode ser o caminho A-C-B. Dessa forma, o tráfego continuará fluindo entre os switches mesmo com a queda do link original.
Para verificar se o tráfego está realmente passando pelo caminho A-C-B, você pode utilizar ferramentas de monitoramento de rede, como o Wireshark, para capturar e analisar o tráfego de rede. Com o Wireshark, você pode verificar os pacotes que estão passando pelos switches e confirmar se o caminho A-C-B está sendo utilizado.
Bons estudos!