Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como o VSCode roda o Typescript sem eu ter instalado?

Olá, como sou bem curioso, estava dando uma olhada no repositório do Visual Studio Code lá no GitHub e vi que ele é 93,6% feito em Typescript

Pesquisei melhor e vi que ele é feito com Electron. Ok, mas a questão é que já tenho o VSCode à um tempo, mesmo antes de ter o Node.js e o Typescriptinstalados na minha máquina, mas pelo que sabia o HTML não interpreta os arquivos *.ts, apenas os *.js, e que o compilador que reescreve o código em formato Javascript, mas como que isso acontece? O Electron tem algo especial para interpretar Typescript ou o compilador vem instalado parcialmente junto com o Visual Studio Code? Fiquei com essa dúvida. Se alguém responder, agradeço.

3 respostas
solução!

Fala ai Cauê, tudo bem? O processo é que a gente utiliza as versões buildadas (empacotadas) do VSCode, ou seja, não utilizamos ele através do seu código fonte.

Antes de liberar uma nova versão o VSCode passa por uma pipeline, onde, vai pegar seu código fonte e buildá-lo (empacotá-lo) e gerar os artefatos, nesse processo ele pega sua base de código escrita em TypeScript e compila para JavaScript.

Feito isso, através do Electron eles geram um executável que vai variar de S.O para S.O (no Windows seria .exe, no Linux poderia ser .deb e no Mac poderia ser .dmg).

Esse executável já vai ter os códigos compilados, otimizados, performáticos, etc...

Sendo assim, o VSCode que a gente abre é um Chromium que executa JS, HTML e CSS.

Espero ter ajudado.

Muito Obrigado! Agora tudo ficou mais claro :-D

Magina Cauê, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.