Olá, Natália! Tudo bem?
Excelente dúvida que você trouxe aqui e muito bacana a percepção de suas experiências profissionais sobre especialistas técnicos e generalistas na área de Gestão de Projetos.
Realmente esta área engloba um amplo leque de atuações e pode levar o profissional a inúmeros cenários e situações diversas, tanto em ambientes empresariais de serviço quanto em indústrias. Este fator leva a uma necessidade de multidisciplinaridade para o cargo de Gerente de Projetos, sendo muito importante para o profissional a habilidade de lidar com situações adversas e com temas que não domina completamente.
Existe, na literatura acerca do tema, alguns autores que defendem o posicionamento de que mesmo sem conhecimentos técnicos aprofundados o gerente de projetos pode sim gerenciar o projeto com sucesso. Também é dito que as principais habilidades que o profissional deve ter são: gestão, negociação, liderança e mentoria. Assim, esta visão se volta para a posição de que o Gerente de Projetos não precisa ter necessariamente conhecimentos técnicos específicos, mas sim um entendimento geral sobre o projeto e grandes habilidades de gestão.
Porém, como o mercado de trabalho é muito competitivo e exige cada vez mais profissionais em um curto espaço de tempo, pode haver uma sobreposição de competências e obrigações designadas para o profissional Gerente de Projeto e, neste cenário, podem haver empresas que busquem um profissional com mais conhecimentos técnicos e outras que busquem profissionais mais generalistas. Mas, em ambos os casos é necessário que o profissional tenha grandes habilidades de gestão, liderança e outras softskills listadas anteriormente.
Uma visão de ideal para um profissional desta área seria um equilíbrio entre conhecimentos de gestão, habilidades interpessoais e softskills, mas também aliado a um conhecimento técnico que possa ajudá-lo a entender e facilitar a comunicação com sua equipe. Este conhecimento técnico não precisa ser tão aprofundado mas deve ser o mínimo possível para coordenar o trabalho do time.
Assim, analisando o mercado atual, acho que a melhor definição para o que o mercado vê, seria uma busca pelo equilíbrio entre conhecimento técnico e generalista. Assim, o profissional que buscar uma fusão entre conhecimento técnico com habilidades e conhecimento de gestão, administração, habilidades interpessoais pode ter sua entrada facilitada em diversas frentes de trabalho. Pode ser que esta percepção a qual você mencionou ainda exista em algumas organizações e pode variar de acordo com a cultura da empresa, porém hoje não é a ideia mais difundida acerca de como é visto o profissional de gestão de projetos. A procura por vagas de Gerente de projetos indica realmente isto: uma procura por profissional multidisciplinar e com um equilíbrio entre conhecimento técnico e gestão é mais usual do que exigências estritamente técnicas.
Para ampliar as reflexões sobre este tema, recomendo a leitura deste artigo, que carrega embasamento da literatura e experiências na área de Gestão de Projetos e passa uma visão bem completa acerca desta discussão.
Agradecemos pelas colocações aqui no fórum e qualquer dúvida estamos à disposição para auxiliá-la.
Continue assim e bons estudos! :)