Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como mudar o código para retornar o círculo para o tamanh 10

Oá. Eu gostaria de modificar esse código pra quando eu clicasse com o botão esquerdo do mouse o círculo voltasse ao tamanho de raio 10.

No caso o raio do círculo só aumentaria enquanto eu estivesse pressionando o SHIFT. Se eu soltasse o SHIFT ele voltaria a imprimir na tela o círculo de tamanho inicial. Se eu voltasse a segurar o SHIFT, o círculo começaria a crescer novamente, porém do raio inicial que no caso é 10 e não como está acontecendo, que ao clicar com o botão esquerdo logo em seguida de ter pressionado e soltado o SHIFT, o programa lê que é pra imprimir a última leitura de raio.

Obrigado

<canvas width = "600" height="400"></canvas>

<script>

var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    var raio = 10;

pincel.fillStyle = "grey";
    pincel.fillRect(0,0,600,400);

function imprimirClique(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            console.log(x + ", " + y);

if (evento.shiftKey) {                            //shiftKey - tecla pressionada ou não
            raio = raio + 10;
        }

pincel.beginPath();
        pincel.fillStyle = "black";            
        pincel.arc(x,y,raio,0,2*3.14);
        pincel.fill();

}

tela.onclick = imprimirClique;

</script>
3 respostas
solução!

Boa noite, Mateus! Como vai?

Eu não sei se entendi bem... O que vc quer é que o raio tenha o valor acrescido de 10 quando o shift estiver apertado e que tenha o valor inicial de 10 em caso contrário? Se for isso, basta fazer o seguinte dentro da função imprimirClique():

if (evento.shiftKey) {
     raio = raio + 10;
} else {
     raio = 10;
}

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Fala Gabriel. Era isso mesmo que eu queria. Só não consegui pensar que era tão fácil assim.. hehehhee Vlw mesmo pela ajuda. Abraço

Por nada, Mateus! Sempre que precisar de qualquer ajuda ou tirar alguma dúvida é só mandar aqui no fórum da Alura!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!