Eu fiquei com uma dúvida de como mapear e retirar as barreiras de outras áreas fazendo com que elas se comuniquem e não fiquem destanciadas. Como posso pensar em uma estrutura para que haja uma conexão?
Eu fiquei com uma dúvida de como mapear e retirar as barreiras de outras áreas fazendo com que elas se comuniquem e não fiquem destanciadas. Como posso pensar em uma estrutura para que haja uma conexão?
Olá Talita, tudo bem? Um conceito que existe sobre isso que você falou é a Silo's Mentality. A mentalidade de silos é quando uma empresa não é capaz de fazer com que seus setores se comuniquem e cooperem para um único objetivo em comum: o sucesso do negócio.
Para visualizar melhor a situação, basta imaginar os silos onde são guardados alimentos em fazendas. Os silos são capazes de conservar perfeitamente os grãos e cereais no interior – no entanto, os alimentos de silos diferentes não se misturam e permanecem separados durante todo o tempo.
Você nunca conseguirá eliminar os efeitos dos silos organizacionais se não compreender onde estão os gargalos, quem não está falando com quem, onde está demorando mais do que deveria e de quem você deve “cobrar” os resultados.
Para reverter esse problema é importante um bom mapeamento e modelagem de processos que pode ser feito por um profissional com conhecimento em BPM ou, em cenários mais complexos (muitas pessoas, área e regras de negócios), por consultorias especializadas.
Link : Formação em Modelagem de processos e negócios na Alura
Você também pode e deve identificar oportunidades de automatização de tarefas, prazos e processos repetitivos, o que costuma reduzir significativamente os gargalos. Além disso, essa iniciativa aumenta a produtividade e democratiza a comunicação e compartilhamento de informações.
Um outro ponto a se analisar é qual a estrutura/organograma organizacional está presente no momento de empresa. Modelos tradicionais não favorecem a ruptura de silos, enquanto modelos como o Kanban e o Scrum permitem uma maior amplitude de atuação nesse sentido. Criar processos que permitam a transparência do fluxo de informação e também hábitos que favoreçam isso é de suma importância. Assim, é fundamental criar uma nova cultura, e essa tarefa não é simples.
Agradeço sua dúvida e bons estudos!