Eu fiquei com uma dúvida de como mapear e retirar as barreiras de outras áreas fazendo com que elas se comuniquem e não fiquem destanciadas. Como posso pensar em uma estrutura para que haja uma conexão?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu fiquei com uma dúvida de como mapear e retirar as barreiras de outras áreas fazendo com que elas se comuniquem e não fiquem destanciadas. Como posso pensar em uma estrutura para que haja uma conexão?
Olá Talita, tudo bem? Um conceito que existe sobre isso que você falou é a Silo's Mentality. A mentalidade de silos é quando uma empresa não é capaz de fazer com que seus setores se comuniquem e cooperem para um único objetivo em comum: o sucesso do negócio.
Para visualizar melhor a situação, basta imaginar os silos onde são guardados alimentos em fazendas. Os silos são capazes de conservar perfeitamente os grãos e cereais no interior – no entanto, os alimentos de silos diferentes não se misturam e permanecem separados durante todo o tempo.
Você nunca conseguirá eliminar os efeitos dos silos organizacionais se não compreender onde estão os gargalos, quem não está falando com quem, onde está demorando mais do que deveria e de quem você deve “cobrar” os resultados.
Para reverter esse problema é importante um bom mapeamento e modelagem de processos que pode ser feito por um profissional com conhecimento em BPM ou, em cenários mais complexos (muitas pessoas, área e regras de negócios), por consultorias especializadas.
Link : Formação em Modelagem de processos e negócios na Alura
Você também pode e deve identificar oportunidades de automatização de tarefas, prazos e processos repetitivos, o que costuma reduzir significativamente os gargalos. Além disso, essa iniciativa aumenta a produtividade e democratiza a comunicação e compartilhamento de informações.
Um outro ponto a se analisar é qual a estrutura/organograma organizacional está presente no momento de empresa. Modelos tradicionais não favorecem a ruptura de silos, enquanto modelos como o Kanban e o Scrum permitem uma maior amplitude de atuação nesse sentido. Criar processos que permitam a transparência do fluxo de informação e também hábitos que favoreçam isso é de suma importância. Assim, é fundamental criar uma nova cultura, e essa tarefa não é simples.
Agradeço sua dúvida e bons estudos!