Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como minimizar a mudança de escopo dentro de uma sprint de 3 semanas?

Trabalho numa startup e há cerca de 7 meses eu estou a frente de organizar as sprints e tal. Até agora não conseguimos rodar uma sprint de 3 semanas sem mudanças no escopo dela. As vezes issues urgentes, as vezes a estratégia da empresa muda e precisamos mudar também. Como fazer para proteger melhor minha sprint? Ou tudo bem haver essas mudanças?

2 respostas
solução!

Primeiro, reduza a Sprint. A flexibilidade de até quatro semanas para time-box da Sprint é justamente para cada Scrum Team se adaptar, três semanas parece muito no seu caso. A mudança é sempre bem vinda no Ágil, mas se ela acontece fora da time-box da Sprint tem algo de errado. A equipe pode não estar focada no projeto, provavelmente, e está cuidando de mais de um aspecto do produto. Se existem muitas demandas de última hora, correções, talvez seja melhor destacar alguém da equipe para focar nisso (suporte). Outro ponto importante, muito importante, se a organização não se comprometer com o Ágil dando tarefas para membros da equipe foda do que está no backlog da Sprint ela tem que rever seu comprometimento com as mudanças. Não adianta querer uma equipe Ágil sem seguir os passos para atingir esse objetivo.

Muito obrigada. Vou tentar aplicar essas sugestões, principalmente a de deixar uma pessoa focada no suporte.

Algo que você falou e realmente pegou de jeito é o fato da equipe está cuidando de mais de um aspecto do produto. Estamos cuidando de 3 kk, mas na nossa realidade é necessário pois nenhuma pode parar. Contudo, vou tentar deixar uma pessoa focada em cada, e dar um objetivo a sprint. Se o objetivo for o aspecto 1, os demais so devem ter atividades de manutenção.

Enfim, rodar uma e ver se dá certo :)