1
resposta

Como mensurar os benefícios de um projeto

Como calcular o valor dos benefícios uma vez que não esteja ligado a um projeto de vendas? ex.: Tenho os benefícios e o custo total do projeto, porém não sei como mensurar os valores, além disso é possível calcular em meses?

1 resposta

Olá, José! Tudo bem?

Primeiramente, pedimos desculpas pela demora para retornar sua dúvida, no período passado enfrentamos uma grande demanda de perguntas no fórum.

O projeto não precisa necessariamente estar ligado a vendas para que seja possível calcular seus benefícios. Por exemplo, podemos analisar um projeto de implementação de algum software na empresa: para estimarmos seus benefícios. Neste exemplo poderíamos medir o tempo que está sendo economizado em determinada tarefa que foi automatizada com a aquisição do software, e a partir deste tempo economizado, converter em dinheiro, de acordo com o salário-hora de um profissional que estivesse desempenhando a atividade anteriormente.

O importante é que seja feita uma estimativa do retorno esperado por esse projeto após um determinado período de tempo. Na aula Earned Value Analysis deste curso é mostrado um exemplo de como desenvolver este cálculo. Alguns indicadores utilizados são o ROI, Payback, VPL, TIR, entre outros. Você pode sim acompanhar a evolução mês a mês, por exemplo, ou de ano em ano, a depender da escala de tempo que seu projeto terá.

Deixo como sugestão a leitura do nosso artigo aqui na plataforma sobre um exemplo prático de como medir ROI de treinamentos online

Ficou um pouco mais claro?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraço e ótimos estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software