4
respostas

Como melhorar o sono para ajudar no aprendizado?

Dicas de como dormir melhor, mais rapido, ter uma boa noite de sono sem ter que acordar no outro dia parecendo que fui atropelado por um caminhão; E quando o sono não vem? as vezes passo mais de 2 horas deitado na cama e não consigo dormir!

4 respostas

Olá Marcio.

Tudo bom?

Uma coisa que funciona para mim é o seguinte: obedecer meu corpo, dentro as circunstância em que isto pode ser feito. Senti sono? Vou dormir. Estou indo deitar, mas zerada de sono, eu saio dali, vou fazer outra coisa. Tem algumas dicas que você pode tentar:

  • Ingerir um chá quente ou morno alguns minutos antes de nos deitarmos;

  • Evitar televisão, telefone, computador e aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de nos deitarmos;

  • Ler um livro;

  • Não fazer refeição pesada na hora do jantar;

  • Evitar ingerir alimentos ou bebidas que contenham cafeínas ou estimulantes;

  • Cochilar depois do almoço;

  • Praticar exercício regularmente;

  • Usar óleo essencial relaxante,

  • Manter o silêncio e o conforto, se possível, ao ir dormir.

Espero que alguma destas coisas possa te ajudar!

Bons estudos e abraços =)

Oi Marcio!

Também tive fases de vida com muita dificuldade em dormir.

Minha dica principal é manter uma higiene do sono. Tente dormir sempre no mesmo horário, como também acordar sempre no mesmo horário; usar computador ou outras telas até duas horas antes de ir dormir. E não ingerir café ou outros produtos com cafeína depois da hora do almoço. A hora de dormir precisa ser relaxante, por isso evite o celular ou assistir muitas coisas. Um bom livro, ou meditar para já dar uma desacelerada pode ser uma boa opção.

Também é legal você ver com um médico se há algum problema fisiólogico que está atrapalhando o seu sono.

Boa sorte!

Márcio, prazer em E-conhecê-lo! Li sua pergunta e quis acrescentar alguns detalhes e enfatizar outros acima. 1. Concordo com a Daniela e com a Victtoria: medidas de higiene do sono ( horários aproximados de dormir e acordar, mesmo aos finais de semana ) , evitar cafeína ou substâncias conhecidas como " energéticos " ( permenecem na corrente sanguínea em média 6 horas ) , atividades como natação ajudam bastante e meditação . Em média 2 horas antes do horário de ir dormir, encerre com o uso de computador ou outros eletrônicos que o deixem apreensivo, evite bebidas alcóolicas e uso de qualquer medicação para dormir sem procurar um médico e, não se esqueça de pergunte se " ronca "_ geralmente está tendo " microdespertares " noturnos, isto é o ronco é a sonorização do ar provocada pelo estreitamento de passagem de ar pela traquéia. 2*. Em média 85% dos casos de insônia estão relacionados a alterações como níveis aumentados tanto de ansiedade quanto de sintomas depressivos. Vai ser necessário insvestigação clínica ( por exemplo, polissonografia e exames clinico laboratoriais, caso o profissional considere necessario ) e avaliação médico psiquiátrica. Um bom profissional psiquiatra: não irá deixá-lo dependente dos tradicionalmente conhecidos " calmantes ", não ir ficar " transtornado ". *3. Gosto muito do atendimento de Clínicas do Sono _ que são equipes muldisciplinares que irão fazer toda a investigação e tratamento necessário, já que desgasta muito o organismo quanto mais tempo permanece com essa queixa.

Desejo que dê tudo certo e depois envie notícias para nos dizer como está se sentindo :-)

Olá, Márcio!

Uma dica que eu posso te dar é: PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA!! Mesmo que sejanuma simples atividade, isso irá te ajudar a dormir melhor. Eu pretico jiu-jitsu também frequento a academia, os dias seguintes ao treino de jiu-jitsu eu normalmente acordo mais disposto, alegre e com a mente relxada.

Concordo com a Erica, estou em tratamento de ansiedade, não conseguia dormir direito e algumas vezes tive até torcicolo devido ao estress acumulado, hoje já não tomo mais remédios, voltei a praticar atividade física e já estou melhor, reiintero a dica que dei anteriormente PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA pois te trará beneficios fisicos e mentais.

Até masi, espero que consiga ter um sono melhor!