Uma vez que não tem um GP controlado as atividades e recursos, como medir a capacidade da equipe? Saber se podem entregar mais ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Uma vez que não tem um GP controlado as atividades e recursos, como medir a capacidade da equipe? Saber se podem entregar mais ?
Olá Karina,
geralmente quando o time precisa medir sua capacidade de entrega, os frameworks sugerem algumas métricas que podem ser adotadas. No Scrum, por exemplo, a cada Sprint você pode fazer o Burn Down, que a cada dia da Sprint você mede quantos pontos seu time entregou até agora e compara com a "média". Esse é um acompanhamento que você faz por Sprint.
Uma outra variação que você pode fazer para ter uma análise de mais longa data, é o gráfico de pontos do planning & pontos entregues. A ideia é que ao final de cada Sprint o time marque num gráfico quantos pontos foram definidos início da Sprint no planning e quantos pontos foram entregues de fato ao final da Sprint. Ai você pode fazer esse gráfico ao longo de um semetre, por exemplo.
De qualquer forma, a ideia principal da agilidade é que o time seja auto-organizável, ou seja, qualquer métrica que decida-se usar para medir sua capacidade de entrega, é o próprio time que deverá manter e atualizar esta métrica. E depois de um tempo pode se fazer uma retrospectiva em cima dos dados obtidos o time discutir o que pode melhorar para entregar mais.