1
resposta

Como manter a configuração (tamanho) das imagens?

Ao utilizar o for, as imagens ficam fora da configuração necessária.

Para manter essas dimensões, posso criar listas para elas tbm?

1 resposta

Olá Leonardo, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em responder o seu tópico.

Certo, imagino que você tenha deixado passar por despercebido o momento em que o instrutor fez essa modificação no código na aula anterior a essa em que você fez esse tópico. Ele construir varias listas de estruturas que se repetem bastante dentro do nosso código, assim o deixando mais enxuto e fácil de entender, e uma dessas listas é a das imagens dos carros.

E você disse que suas imagens estão ficando fora de formatação isso pode estar ocorrendo por conta da falta de construção dessa lista que é definida após o carregamento de todas as imagens:

function preload() {
  imagemDaEstrada = loadImage("imagens/estrada.png");
  imagemDoAtor = loadImage("imagens/ator-1.png");
  imagemCarro = loadImage("imagens/carro-1.png");
  imagemCarro2 = loadImage("imagens/carro-2.png");
  imagemCarro3 = loadImage("imagens/carro-3.png");
  imagemCarros = [imagemCarro, imagemCarro2, imagemCarro3, imagemCarro, imagemCarro2, imagemCarro3]
  somDaTrilha = loadSound("sons/trilha.mp3");
  somDaColisao = loadSound("sons/colidiu.mp3");
  somDoPonto = loadSound("sons/pontos.wav");
}  

A partir dessa lista você pode estar utilizando ela juntamente com um laço de repetição para fazer a apresentação e formatação de todos os carros dentro do projeto usando essa função:

function mostraCarro() {
  for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i = i + 1){ 
    image(imagemCarros[i], xCarros[i], yCarros[i], comprimentoCarro, alturaCarro);

}

Espero que eu tenho lhe ajudado, caso ainda tenha dúvidas vou estar a sua disposição. Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.