1
resposta

Como manter a calma e a racionalidade quando cometemos um erro?

Como manter a calma e a racionalidade quando cometemos um erro?

1 resposta

Ellen, tudo bom?

Treinando e se preparando. Isso não significa que você precisa ficar errando para treinar, mas que nesses momentos (e eles vão acontecer) você precisa parar aqueles 30 segundos, respirar fundo, se acalmar e tentar entender o que aconteceu e o que pode fazer.

É fácil? Não, não é! Mas trabalhando a ansiedade, se preparando para ter um conhecimento capaz de te ajudar num momento de crise, você tem mais chances de se deparar um dia com o problema e tentar resolver (quando possível).

Pense em um bombeiro. Ele passa meses treinando para apagar incêndios, estuda os combustíveis, os comburentes, qual a ação do oxigênio no fogo, aquele material, aquela técnica para apagar um fogo em um determinado produto químico, etc.

O incêndio em si é um erro, algo fora do cotidiano e que acontece com raridade. O bombeiro então pega toda aquela bagagem dele e aplica, pq ele não tem tempo a perder. Mas ele só faz isso, qse no automático, pq tem toda uma bagagem.

Nós também temos nossos incêndios no trabalho, mas ao contrário do bombeiro podemos parar e pensar por algum tempo para achar uma solução.

Algo que aprendi com o tempo, se não tem solução não tem solução. É o momento que a gente revê o processo para que não aconteça mais. E sim, em alguns casos a gente é desligado da empresa pq ali não tem espaço para erro. Infelizmente algumas empresas agem assim.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software