Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como linkar arquivo Python no HTML

Olá pessoal estou com uma duvida e gostaria da ajuda de alguém estou trabalhando em um projeto de Web Scraping feito com python e o código está completo ( Ou seja o Backend ) minha duvida é estou fazendo o Front agora e preciso linkar meus arquivos py com o HTML para rodar quando for clicar em um botão ou algo do tipo, e como eu poderia fazer isso?? Basta importar no script igual o css?

1 resposta
solução!

Olá Matheus! Tudo bem?

Diferente do CSS ou JavaScript, que podem ser diretamente linkados no HTML, o Python não pode ser diretamente "linkado" em um arquivo HTML, pois ele é executado no servidor e não no navegador.

Para integrar seu código Python com o frontend, você geralmente precisará de um framework web que permita que o Python interaja com o HTML. Um dos frameworks mais populares para isso é o Flask ou o Django.

Vou te dar um exemplo usando o Flask:

1. Instale o Flask: Primeiro, você precisa instalar o Flask em seu ambiente Python. Você pode fazer isso usando o pip:

pip install flask

2. Crie um arquivo Python para o servidor: Vamos supor que você crie um arquivo chamado app.py:

from flask import Flask, render_template

app = Flask(__name__)

@app.route('/')
    def index():
        return render_template('index.html')

if __name__ == '__main__':
        app.run(debug=True)

3. Crie o arquivo HTML: Crie um arquivo chamado index.html dentro de uma pasta chamada templates:

<!DOCTYPE html>
    <html lang="en">
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
        <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
        <title>Meu Projeto</title>
    </head>
    <body>
        <h1>Olá, Flask!</h1>
        <button onclick="window.location.href='/rodar-script'">Rodar Script Python</button>
    </body>
    </html>

4. Adicione uma rota para executar o script: No seu app.py, adicione uma nova rota para executar o seu script Python quando o botão for clicado:

@app.route('/rodar-script')
    def rodar_script():
        # Aqui você pode chamar a função que executa o seu script de web scraping
        resultado = "Resultado do script"
        return f"<h1>{resultado}</h1>"

Com essa estrutura, quando você clicar no botão no seu HTML, ele fará uma requisição para o servidor Flask, que então executará o seu script Python e retornará o resultado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.