Na matéria média de idade dos familiares, como eu poderia colocar um limite com um alerta? Ex: Se alguém digitar na idade 120 anos alertaria que é bem idoso, e se digitassem algo além disso viria escrito "Tem certeza desta idade?"
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Na matéria média de idade dos familiares, como eu poderia colocar um limite com um alerta? Ex: Se alguém digitar na idade 120 anos alertaria que é bem idoso, e se digitassem algo além disso viria escrito "Tem certeza desta idade?"
Olá Frederico, consegue colocar o código aí pra que possa tentar ajudá-lo?
Att.
Olá Eduardo, me desculpe, pensei que fosse linkado de acordo com a matéria que eu estava fazendo. Bem estou estudando lógica de programação e estamos aprendendo sobre o uso de WHILE/FOR, tendo em vista o que se aprende até este ponto, teria como colocar um limite de idade com um alerta? Ex: Se alguém digitar na idade 120 anos alertaria que é bem idoso, e se digitassem algo além disso viria escrito "Tem certeza desta idade?" Agradecido.
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
// document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var totalFamiliares = parseInt(prompt("Quantidade de familiares?"));
var numero = 1;
var totalIdades = 0;
while(numero <= totalFamiliares){
var idade = parseInt(prompt("Informe idade familiar"));
totalIdades = totalIdades + idade;
numero++
}
var mediaDasIdades = totalIdades/totalFamiliares;
mostra("A média das idades dos familiares é " + mediaDasIdades);
mostra("FIM")
</script>
Olá Frederico, bem vc poderia fazer da seguinte forma:
while(numero <= totalFamiliares){
var idade = parseInt(prompt("Informe idade familiar"));
if (idade == 120) {
alert("É bem idoso");
} else if (idade > 120) {
if (!confirm("Tem certeza deta idade?")) {
continue;
}
}
totalIdades = totalIdades + idade;
numero++
}Resumindo, após a leitura da idade, verifica se é 120, se for exibe o alerta "'E bem idoso". Caso contrário, verifica se é acima de 120, se for solicita confirmação do usuario, usando o método confirm. O método confirm retorna true se o usuário confirmar e false caso contrário. Se o usuário não confirmar, retornará false, por isso o teste é if (!confirm(...)), e uso o continue para que o controle volte para o while, evitando assim a totalização e o incremento de numero.
Espero que ajude.
Att.