Na matéria média de idade dos familiares, como eu poderia colocar um limite com um alerta? Ex: Se alguém digitar na idade 120 anos alertaria que é bem idoso, e se digitassem algo além disso viria escrito "Tem certeza desta idade?"
Na matéria média de idade dos familiares, como eu poderia colocar um limite com um alerta? Ex: Se alguém digitar na idade 120 anos alertaria que é bem idoso, e se digitassem algo além disso viria escrito "Tem certeza desta idade?"
Olá Frederico, consegue colocar o código aí pra que possa tentar ajudá-lo?
Att.
Olá Eduardo, me desculpe, pensei que fosse linkado de acordo com a matéria que eu estava fazendo. Bem estou estudando lógica de programação e estamos aprendendo sobre o uso de WHILE/FOR, tendo em vista o que se aprende até este ponto, teria como colocar um limite de idade com um alerta? Ex: Se alguém digitar na idade 120 anos alertaria que é bem idoso, e se digitassem algo além disso viria escrito "Tem certeza desta idade?" Agradecido.
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
// document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var totalFamiliares = parseInt(prompt("Quantidade de familiares?"));
var numero = 1;
var totalIdades = 0;
while(numero <= totalFamiliares){
var idade = parseInt(prompt("Informe idade familiar"));
totalIdades = totalIdades + idade;
numero++
}
var mediaDasIdades = totalIdades/totalFamiliares;
mostra("A média das idades dos familiares é " + mediaDasIdades);
mostra("FIM")
</script>
Olá Frederico, bem vc poderia fazer da seguinte forma:
while(numero <= totalFamiliares){
var idade = parseInt(prompt("Informe idade familiar"));
if (idade == 120) {
alert("É bem idoso");
} else if (idade > 120) {
if (!confirm("Tem certeza deta idade?")) {
continue;
}
}
totalIdades = totalIdades + idade;
numero++
}
Resumindo, após a leitura da idade, verifica se é 120, se for exibe o alerta "'E bem idoso". Caso contrário, verifica se é acima de 120, se for solicita confirmação do usuario, usando o método confirm. O método confirm retorna true se o usuário confirmar e false caso contrário. Se o usuário não confirmar, retornará false, por isso o teste é if (!confirm(...)), e uso o continue para que o controle volte para o while, evitando assim a totalização e o incremento de numero.
Espero que ajude.
Att.