Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como liderar sem experiência?

Estou recomeçando minha vida acadêmica no curso de Administração numa federal.

Procuro oportunidades de desenvolver habilidades interpessoais como as softskills através dos trabalhos acadêmicos e projetos de extensão.

Atualmente estou na liderança do nosso centro acadêmico e sinto muita dificuldade de demandar ativamente e ver resultados mais palpaveis dos integrantes.

Quais ferramentas de liderança ajudariam nesse processo de demandar e cobrar?

1 resposta
solução!

Olá, Yan!

Entendo suas preocupações e desafios ao assumir um papel de liderança, especialmente quando se está começando. Aqui estão algumas ferramentas e estratégias que podem te ajudar:

1. Comunicação clara e assertiva: É importante que você seja capaz de comunicar suas expectativas claramente para a equipe. Isso pode envolver a definição de metas específicas, a explicação de como as tarefas se encaixam no quadro geral e a solicitação de atualizações regulares sobre o progresso.

2. Delegação eficaz: Como líder, você não precisa fazer tudo sozinho. Delegar tarefas de maneira eficaz pode ajudar a aliviar sua carga de trabalho e também dar aos membros da equipe a oportunidade de desenvolver suas próprias habilidades.

3. Feedback constante: Fornecer feedback regular e construtivo pode ajudar os membros da equipe a entenderem onde estão indo bem e onde podem melhorar. Isso pode ser feito através de reuniões individuais ou de equipe.

4. Flexibilidade: Lembre-se de que nem todos trabalham da mesma maneira, então esteja aberto a diferentes métodos e estilos de trabalho. Isso pode envolver a adaptação de sua abordagem de liderança para se adequar às necessidades individuais dos membros da equipe.

5. Desenvolvimento de relacionamentos: Construir relacionamentos sólidos com os membros da equipe pode ajudar a aumentar a confiança e o respeito mútuo, o que pode levar a um maior comprometimento e produtividade.

6. Capacitação e treinamento: Oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pode ajudar a equipar sua equipe com as habilidades necessárias para realizar suas tarefas com eficácia.

Eu recomendo nossa formação "Minha primeira liderança"!

Lembre-se, a liderança é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Não se preocupe se você não acertar de primeira. Continue aprendendo, adaptando-se e crescendo, e você se tornará um líder cada vez mais eficaz.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.