Olá! Terminei o curso introdutório e estou analisando o comportamento numa empresa em que trabalho.
Eis o cenário: Eu trabalho numa empresa que não existe um processo bem definido ou pelo menos eu não consigo identificar. Porém com certeza não é ágil. Um cliente pede um orçamento pra um determinado sistema, depois de fechar um acordo, uma reunião é marcada com a equipe técnica para a análise de todos os requisitos, funcionalidade e etc.
Pois bem, o sistema é definido e assim começa o desenvolvimento por pequenas etapas. Sempre priorizando as necessidades do cliente e funcionalidades chave para o funcionamento do sistema como um todo. Porém (e isso é assustadoramente corriqueiro) o cliente sempre solicita modificações no sistema depois que aprova as funcionalidades já finalizadas.
É como se (no exemplo da casa feito no curso) fosse identificado que o cliente precisa do quarto e do banheiro. Então definimos junto com ele as necessidades e entregamos o quarto. Ele usou o quarto e aprovou. Daí então passamos para a próxima etapa, a cozinha. E testamos e aprovamos... Sendo que quando estamos na terceira etapa, o cliente decide que não gosta mais do quarto do jeito que está, que prefere um quarto com dois andares (uma coisa que vai afetar todo o fundamento da casa). Aí começa a dor de cabeça para a equipe técnica e para o pessoal de produto, porque existem regras de negócio tão específicas que fica difícil confrontar o cliente com outra perspectiva do problema. Pelo menos é a sensação que eu tenho.
Minha pergunta é: Como o Agile pode ajudar essa empresa a trabalhar de forma eficaz num cenário desses?