Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Como interagir com as views do RecyclerView?

Minha duvida é de como implementar uma função a um Button que consiga alterar a cor do TextView do item na posição 3 do seguinte projeto que aparece na imagem do link.

http://ihudapp.xyz/testehud/android.jpeg

Ao clicar o botão "MUDA" ele mudaria a cor do titulo do item 3

5 respostas

Oi Luiz, blz?

Qual a sua dúvida em específico? Está relacionado à implementação do listener do botão? Da maneira como devemos alterar o aspecto visual de cada elemento?

Para essa solução pode ser vários passos, por isso é importante especificar o problema que está tendo para que eu consiga orientá-lo.

Uma alternativa legal seria mandar o código para eu dar uma olhada no que você já fez e te mandar um feedback do que pode ser feito para resolver o problema. Inclusive, se conseguir mandar via GitHub é melhor ainda que consigo testar.

[]s

Codigo para essa funcionalidade ainda não foi implementado. Eu perguntei isso pq eu gostaria realmente aprender a interagir com os recycler views. A ideia é praticar nesse projeto para que eu consiga fazer um app de player onde a lista seria a playlist e o player seria esse botão "MUDA". Ai ele mostre na lista a musica que está sendo executada naquele momento dando um aspecto de seleção na lista. Da pra fazer com ação de click Listener ai uma playlist ela segue sozinha e nem sempre com uma ação de clique.

Entendi, a parte de listener com o RecyclerView é feita no segundo curso, você pode dar uma olhada nele, e então, vê se atende a sua dúvida em relação ao listener?

[]s

Lá eu terei uma noção de como fazer isso?

solução!

A parte do listener sim, a teoria é a mesma para qualquer outro listener que for implementar.

Entretanto, considerando que você quer mudar a View, vai precisar ficar atento e modificar todas as View no processo de bind, pois, como eu mostro no curso, as Views são reutilizadas.

Portanto, faz todo o sentido cada objeto que fica contido no dataset (lista de objetos que vai para o adapter) ter um atributo para indicar a cor do TextView. Dessa forma, todas as vezes que acontecer o processo de bind, você atribui a cor para o TextView.

Pode paracer abstrato apenas indicando os passos, mas da uma olhada no curso, tenta implementar conforme minhas orientações e entre em contato com a gente no fórum caso surgir mais dúvidas.

A parte de exercitar é bem importante, principalmente para você dominar essa API e conseguir utilizar em diversos contextos :)

[]s