2
respostas

Como integrar o front-end com a autenticação

Olá, Eu estou desenvolvendo uma API com Spring-boot e segui as instruções do curso para implementar a autenticação com JWT, mas fiquei com uma dúvida, como eu resolvo isso no front-end da aplicação?

Eu criei as telas do meu projeto e para chama-las eu usei a classe ModelAndView como retorno nos métodos dos Controllers. Nas aulas o professor usa o RespondeEntity, mas eu não sei como usa-lo pra fazer um redirect e renderizar uma tela depois de autenticar.

Usando o ModelAndView eu consigo adicionar um atributo pras páginas, que é onde eu imagino que devo colocar o token, assim como o ResponseEntity adiciona no body. Porém, nos vídeos o professor pega o token e coloca manualmente no cabeçalho das próximas requisições pelo postman, mas como eu faço para o browser fazer isso automaticamente? Uma sugestão foi usar cookies, mas como eu implemento isso?

2 respostas

Oi Murilo,

No caso do curso estamos trabalhando com uma API Rest que será consumnida por uma aplicação frontend com JavaScript, ou seja, essas questões de interface e de como armazenar e enviar o token nas requisições será responsabilidade da aplicação frontend em si.

Existem bibliotecas que ajudam a desenvolver aplicações frontend e já possuem facilidades para tratar disso, como por exemplo React e Angular.

Bons estudos!

Boa tarde Rodrigo,

Ah sim, eu conheço os frameworks/bibliotecas. Entendo, vou ter que fazer um front mais especializado então, vai dar um trabalhinho =) mas vamos nessa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software