1
resposta

Como instalar o PostegreSQL no linux?

Se eu entendi certo, no site do PostgreSQL diz que ele ja vem instalado no linux, e é só instalar a distribuição desejada (12, que é no curso). Maravilha... Mas na aula o shield do windows já configura um client pra usar o banco e usuário/senha. Como faz isso no linux?

Vi N formas no google a fora e a minha cara é bugar todas as variaveis de ambiente aqui testando todas as formas hahaha. Alguem consegue me dar um caminho das pedras?

1 resposta

Olá Fernanda, tudo bem?

Sim o PostgreSQL já vem instalado no Linux, por padrão ele já cria dois usuários, o seu usuário do sistema operacional e o outro usuário é o postgres.

Quando você acessa pelo terminal informando apenas PSQL, ele automaticamente acessa com o seu usuário atual:

acessando com o usuário atual

Já para você acessar o PostgreSQL como um usuário postgres, você executa o seguinte comando:

sudo -u postgres psql

Acessando com o usuário postgres

Também é possível realizar a instalação do PgAdmin4, realizei a minha instalação seguindo esse passo a passo.

Depois de instalado executei o comando PgAdmin4 no terminal e ele foi iniciado:

Executando o pgadmin4 pelo terminal

Quando o Pgadmin4 for iniciado ele irá solicitar uma senha de acesso, informei postgres como o instrutor e ele abriu normalmente:

pgadmin4 iniciado

No meu caso quando fui criar o primeiro banco de dados, ocorreu o erro de senha do meu usuário postgres e precisei alterar, no terminal executei o seguinte comando:

psql -c "ALTER USER postgres WITH PASSWORD 'nova-senha' "
 -d template1

Alterando a senha no terminal

Espero ter ajudado Fernanda e qualquer coisa é só falar!