1
resposta

Como instalar e usar o kafka no Windows (Fácil)

Existe uma forma muito fácil de usar o Kafka no Windows que é utilizando o Docker!

1 - Instale o Docker Desktop: Veja algum tutorial no Youtube ou os cursos de Docker aqui mesmo na Alura.

2 - Baixe o arquivo docker-compose do Kafka: Crie uma pasta chamada docker nos seus documentos e salve o seguinte arquivo como docker-compose.yml: https://raw.githubusercontent.com/bitnami/bitnami-docker-kafka/master/docker-compose.yml

3 - Execute o docker-compose Abra o CMD e navegue até a pasta onde está o seu arquivo docker-compose.yml, no meu caso é "C:\Users\Deyvisson Breno\Documents\Docker" então eu uso o comando cd "C:\Users\Deyvisson Breno\Documents\Docker". Uma vez na pasta é só executar o comando "docker-compose up -d" sem aspas.

Seguindo todos os passos o Kafka ficará disponível para ser inicializado pela interface gráfica do Docker Desktop ou pela linha de comando Para executar pela linha de comando: Liste as imagens com docker ps -a, localize o nome do container do Kafka e Zookeeper e execute um docker start nome_do_container.

No meu caso docker start docker_kafka_1 e docker start docker_zookeeper_1.

Caso tenham dúvidas podem me mandar aqui!

1 resposta

muito bom, uma maneira mais favil até para poder explorar os recurso sem sujar o desktop