2
respostas

como inserir informação no código sem que apareça no programa?

<meta charset="UTF-8">

<script>

var ano = 2022    

var linda = 2010
var guaraciara = 2007    
var perola = 2009

document.write("<h1>Média das idades de minhas filhas</h1>")
    document.write(Math.round((ano - linda) + (ano - guaraciara) + (ano - perola) / 3));
    document.write("<br><br>")

</script>

Código funcionando, mas gostaria de colocar no código que os valores são o ano de nascimento das filhas e também nao queria deixar a variante muito longa, porém não queria que a informação apareça no programa.

Objetivo:

Ano de nascimento das filhas (isso eu não queria que aparecesse no programa) var linda = 2010 var guaraciara = 2007var perola = 2009

2 respostas

Fala Vitor, tudo certo?

Você pode usar a função prompt para exibir um alerta com um campo de texto para que o ano de nascimento seja informado no momento de execução do seu código.

Precisei usar a função parseInt para converter o texto informado em um valor numérico e assim realizar as operações matemáticas corretamente.

Além disso, coloquei para obter o ano atual de maneira automática através do uso do objeto Date e usando a função getFullYear.

Outro ponto desse código é que, da maneira que estava o resultado das médias estava errado.

Vamos analisar o trecho:

(ano - linda) + (ano - guaraciara) + (ano - perola) / 3

Dessa forma, as operações de divisão e multiplicação sempre tem prioridade em relação à soma, então foi correto o uso do parênteses.

Só que, após a subtração das variáveis (ano - perola), a divisão por três estava sendo feita e depois somada ao restante do código, dando uma média que não condiz com a realidade.

Então para que isso não aconteça, você precisa colocar um parênteses em todo o trecho, para deixar explícito que a divisão só pode acontecer após a soma de tudo, então deixei assim:

((ano - linda) + (ano - guaraciara) + (ano - perola)) / 3

Segue o código que fiz, para testar usei o próprio console do browser (F12).

var ano = new Date().getFullYear();

var filha1 = parseInt(prompt("Informe o ano de nascimento da primeira filha:"));
var filha2 = parseInt(prompt("Informe o ano de nascimento da segunda filha:"));    
var filha3 = parseInt(prompt("Informe o ano de nascimento da terceira filha:"));

document.write("<h1>Média das idades de minhas filhas</h1>")
document.write(Math.round(((ano - filha1) + (ano - filha2) + (ano - filha3)) / 3));
document.write("<br><br>")

Espero que tenha ajudado.

Abraço e bons estudos!

Não sei se é o que quer, mas para inserir comentários no código você usa o // e então coloca a descrição que desejar