Olá pessoal, tudo bem? Estou criando um sistema de vendas usando Flutter e Node. Gostaria de saber como posso fazer para o servidor iniciar junto com o windows, para que o usuário não precise ir no cmd e iniciar antes de abrir o app.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, tudo bem? Estou criando um sistema de vendas usando Flutter e Node. Gostaria de saber como posso fazer para o servidor iniciar junto com o windows, para que o usuário não precise ir no cmd e iniciar antes de abrir o app.
Olá, Junior! Tudo bem?
Você pode configurar a sua aplicação Node para iniciar automaticamente com o Windows usando o Agendador de Tarefas.
Mas antes, abra o bloco de notas e cole os seguintes comandos para criar um script que acessará a pasta do projeto e rodará a aplicação:
C:\Users\Usuario\Documents\ProjetoJS && npm run start (Ou o comando que você utiliza para inicializar o projeto)
Salve o arquivo com a extensão .bat, por exemplo: "inicializador.bat". Depois disso, coloque esse arquivo na pasta de inicializar, para fazer isso digite a tecla "Win + R" e busque por shell:startup. Agora basta copiar o script que você havia criado e colar nessa pasta.
Por fim, siga os passos para usar o script no agendador de tarefas do Windows:
Abra o Agendador de Tarefas buscando pelo seu nome na aba de pesquisa do Windows.
No painel de ações, clique em "Criar Tarefa Básica..."
Siga as instruções do assistente. Certifique-se de configurar a tarefa para iniciar "quando o computador inicia".
Na janela "Ação", selecione "Iniciar um programa" e clique em Avançar.
No campo "Programa/script", insira o caminho completo para o script que criamos. Algo como:
C:\Caminho\Para\Seu\inicializador.bat
Clique em Avançar e revise as configurações e finalize a criação da tarefa.
Agora, sempre que o Windows iniciar, sua aplicação Node.js também será iniciada automaticamente.
Lembre-se de que é importante ter caminhos absolutos e configurações corretas para o ambiente. E não se esqueça de substituir os caminhos e nomes dos arquivos conforme esta no seu computador.
Espero ter ajudado e bons estudos!