Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como informar minha Activity que a task finalizou?!

Eu tenho a seguinte activity (ListaAlunosActivity) - Nessa activity tem uma opção de menu que consulta os dados do servidor, e esse menu chama uma task (ReceberDadosTask). Basicamente a task puxa do servidor todos os alunos cadastrados. O que preciso fazer é atualizar minha lista de alunos (um ListView que fica em ListaAlunosActivity). Pois bem, tenho na minha task os métodos implementados corretamente: onPreExecute (abre o dialog); doInBackground(executa a consulta ao server); e onPostExecute(dismiss do dialog). Porém estou em dúvida sobre como notifico minha activity que a task finalizou para poder atualizar minha listview. Imagino que seja a partir do onPostExecute da minha task, mas não sei fazer.

4 respostas

Eu fiz isso: ((AgendaActivity)context).carregaListaUsuarios();

@Override protected void onPostExecute(String resposta) { dialog.dismiss(); ((AgendaActivity) context).carregaListaUsuarios(); Toast.makeText(context, resposta, Toast.LENGTH_LONG).show(); }

Bad or good?!

Vi em fóruns que geralmente o pessoal utiliza inner class.... não sei o que seria melhor, nem o que seria boa prática.

solução!

Oi Felipe, tudo bem?

Uma forma de você notificar a activity seria por meio do designer pattern Delegate.

Considerando o contexto no qual você mencionou, basicamente você faria com que a sua activity implementasse uma interface que representasse o comportamento que você espera, por exemplo a seguinte interface:

public interface AtualizadorDeLista {

    public void atualiza(List<Aluno> alunos);

}

Então a activity ficaria assim:

public class ListaAlunoActivity extends AppCompatActivity implements AtualizadorDeLista {

    @Override
    protected void onCreate(@Nullable Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
    //código
        new ReceberDadosTask(this).execute();

    }

    @Override
    public void atualiza(List<Aluno> alunos) {
        //código que atualiza lista
    }
}

Na sua AsyncTask, basicamente você receberia a interface na qual você implementou na Activity, pois dessa forma, você garante que qualquer um que usar essa async task vai ter o método que atualiza lista:

class ReceberDadosTask extends AsyncTask {
    private AtualizadorDeLista atualizadorDeLista;

    public ReceberDadosTask(AtualizadorDeLista atualizadorDeLista) {
        this.atualizadorDeLista = atualizadorDeLista;
    }


    @Override
    protected List<Aluno> doInBackground(Object[] params) {
    List<Aluno> alunos = getAlunos();
        return alunos;
    }

    @Override
    protected void onPreExecute(List<Aluno> alunos) {
        super.onPreExecute();
        atualizadorDeLista.atualiza(alunos);
    }
}

Essa é uma das técnicas que usamos para poder realizar essa comunicação. Sim, ela desacopla um pouco, porém ainda sim mantém o acoplamento com a interface...

Uma outra maneira é o uso por meio do eventbus que é uma biblioteca que permite enviar mensagens entre entidades do Android. No curso de sincronização de Android e Web Service é ensinada duas bibliotecas que facilita a vida do desenvolvedor para realizar o que você pretende fazer.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Obrigado. Ajudou sim!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software