3
respostas

Como incluir o resultado da pesquisa aqui neste espaço de dúvida?

Como faço para colocar o resultado da minha consulta, na forma de tabela, como já vi fazerem?

3 respostas

Olá Bruno, tudo bem? Bom, para isso você vai ter que usar o que chamamos de Markdown, que é uma linguagem de marcação, nesse artigo aqui da Alura: Markdown: como trabalhar com essa linguagem de markup?, você entenderá melhor sobre o Markdown, e como trabalhar com ele. Já para as tabelas, eu utilizo uma abordagem que julgo se mais fácil, eu realizo uma consulta no MySQL utilizando diretamente o terminal, e o resultado já sai formatado corretamente em Markdown, então posso simplesmente copiar e colocar aqui no fórum dentro de uma bloco de código. Outra abordagem que você pode utilizar é sites que geram as tabelas já em Markdown, porém você precisa preencher com os valores e as vezes não ficam bem bonitinha, já copiando diretamente do terminal fica muito legal!

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Obrigado pela atenção, Jonilson! O artigo é interessante.

Não entendi direito essa parte da sua explicação. Como exatamente você faz isso?

"Já para as tabelas, eu utilizo uma abordagem que julgo se mais fácil, eu realizo uma consulta no MySQL utilizando diretamente o terminal, e o resultado já sai formatado corretamente em Markdown"

Bruno, eu faço isso usando o próprio terminal do Windows, em algum momento no início dos cursos da formação de SQL o professor mostrar como podemos entrar no MySQL pelo terminal (Prompt de Comando ou CMD), usamos o comando mysql -uroot -p dentro da pasta bin do MySQL no disco "local C" (no Windows). E quando executamos alguma consulta temos o resultado sempre em forma de tabela em "Markdown", então é só copiar e colocar aqui em um bloco de código (clique no Botão acima com nome "INSERIR CÓDIGO") no fórum, segue a imagem para você entender melhor:

Imagem de uma tabela do MySQL no terminal do Windows

Você pode ver a tabela logo abaixo da linha mysql> show databases;

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software