3
respostas

Como incluir o arquivo corretmente no Pycharm?

Boa tarde. Gostaria de receber um passo a passo de como poderia salvar o arquivo txt no Pycharm e em qual das pastas? O meu programa não está encontrando o arquivo txt, conforme imagens a seguir. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Você tem que colocar na mesma pasta aonde está o código.

Como você já criou o arquivo, dá de recortar ele do local aonde esta, clicando com o botão direito no arquivo e depois em 'Cut'. E depois você tem que colar ele no local correto, clicando na pasta 'alura' com o botão direito e colando com a opção 'Paste'.

Da de fazer isso tudo pelo Windows Explorer, clicando com o botão direito ali na pasta alura, depois escolhendo 'Open in' > 'Explorer'. recorte do explorador do PyCharm destacando a pasta raiz do projeto

Para ler corretamente seu arquivo talvez ajude usar os

import os
filep_path = os.path.realpath(os.path.join(os.path.dirname(__file__), '..', 'pessoas', 'teste.csv'))

#E passe o file_path pro open

O os path join permite que vc mude para níveis anteriores com os pontos. Um ponto é o diretorio atual, dois o anterior e assim vai.

Outra opção, muito usada é mudar temporariamente seu diretório corrente:

os.chdir( r'C:\User\Odair\PycharmProjects\alura')
# E o seu codigo fica igual

Obrigado, deu certo agora, eu apenas salvei o arquivo txt na pasta Alura, direto no C da minha máquina.