A empresa tem a cultura de "sempre foi assim" e o novo é por muitas vezes afastado. Como liderar trazendo um "ar novo", sem agredir a cultura da empresa? Melhor mudar de empresa?
A empresa tem a cultura de "sempre foi assim" e o novo é por muitas vezes afastado. Como liderar trazendo um "ar novo", sem agredir a cultura da empresa? Melhor mudar de empresa?
Olá Luiz, tudo bom ? Realmente é muito difícil mudar a cultura de uma empresa. É muito comum se pensar no famoso : "em time que está ganhando não se mexe ", porém nós que gostamos de temas relacionados a gestão , liderança de times e bons hábitos costumamos acreditar que os métodos de melhoria contínua sempre agregam bastante valor na organização. Um conselho que eu te recomendaria, seria identificar as pessoas no seu time que tem maior abertura com o tema e demonstram interesses em implantar aos poucos bons hábitos. Sei que nem sempre isso é fácil, porém os atos positivos tendem a se espalhar cada vez mais. Essa dificuldade que você citou eu também enfrento em diversos momentos do meu trabalho. É realmente muito difícil mudar, mas não impossível.
Abçs
excelente dica, principalmente que sempre a cultura do funcionando desde sempre impacta diretamente o desempenho e a inovação da empresa.
Olá Luiza, Pedro e Sandro. Realmente é difícil fazer mudanças no ambiente de trabalho ou nos processos se não temos o apoio da empresa. Infelizmente no serviço público, onde trabalho a 15 anos, impera o "sempre fizemos assim, porque mudar agora?" E lá nem tentando ajudar as pessoas que trabalham do seu lado a mudarem pequenas atitudes funciona. O serviço público é engessado e não melhora. Tenho tentado mas não vai. E quando acontece alguma mudança é para piorar uma situação que já está caótica. Mudanças tem e precisam acontecer. Por isso estou aprendendo programação, mudar de área. Mas sei também que existem muitas empresas particulares que são resistentes a mudanças e o que Pedro disse faz todo sentido e precisa ser feito. A música abaixo é interessante neste aspecto da adaptação a mudanças e não ficar parado no tempo.