Estou começando no setor de Educação Corporativa de uma grande empresa, com mais de mil funcionários. Estou galgando a função de Instrutor e quero poder atender às demandas de educação de forma excelente. Como fazer isso?
Estou começando no setor de Educação Corporativa de uma grande empresa, com mais de mil funcionários. Estou galgando a função de Instrutor e quero poder atender às demandas de educação de forma excelente. Como fazer isso?
Olá, Adalberto! É excelente ver seu empenho em aprimorar a educação corporativa em sua empresa. Implementar a Andragogia pode ser um grande desafio, mas também uma oportunidade incrível de desenvolvimento para todos os envolvidos.
Primeiro, é importante entender que a Andragogia se baseia na ideia de que adultos aprendem de maneira diferente das crianças e adolescentes. Adultos já possuem uma bagagem de experiências e conhecimentos que podem ser utilizados como base para novos aprendizados. Portanto, ao implementar a Andragogia, você deve considerar essa bagagem de vida e experiência profissional que cada funcionário possui.
Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isso:
Valorize a experiência dos funcionários: Crie oportunidades para que eles compartilhem suas experiências e conhecimentos com os demais. Isso pode ser feito por meio de workshops, grupos de discussão, apresentações, etc.
Aplique a aprendizagem ativa: Promova atividades práticas que permitam aos funcionários aplicar o que estão aprendendo. Isso pode ser feito através de simulações, estudos de caso, projetos práticos, etc.
Promova a autonomia: Permita que os funcionários tenham um papel ativo em seu próprio aprendizado. Eles podem escolher os tópicos que desejam aprender, definir seus próprios objetivos de aprendizado e decidir o ritmo de seu aprendizado.
Relacione o aprendizado com a realidade de trabalho: Mostre aos funcionários como o que eles estão aprendendo se aplica ao seu trabalho. Isso pode ser feito através de exemplos práticos, discussões sobre como o conhecimento pode ser aplicado, etc.
Forneça feedback constante: O feedback é uma parte essencial do processo de aprendizagem. Forneça feedback regular aos funcionários sobre seu progresso e desempenho.
Lembrando que essas são apenas sugestões e cada ambiente de trabalho é único, portanto, é importante adaptar essas ideias à realidade de sua empresa.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Muito obrigado, Daniela. Com certeza seguirei suas dicas. Logo logo espero estar dando o meu feedback sobre a evolução da Educação Corporativa, aqui da empresa, após a aplicação do conteúdo aprendido nesse curso.