Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como implementar, efetivamente, a Andragogia na educação corporativa?

Estou começando no setor de Educação Corporativa de uma grande empresa, com mais de mil funcionários. Estou galgando a função de Instrutor e quero poder atender às demandas de educação de forma excelente. Como fazer isso?

2 respostas
solução!

Olá, Adalberto! É excelente ver seu empenho em aprimorar a educação corporativa em sua empresa. Implementar a Andragogia pode ser um grande desafio, mas também uma oportunidade incrível de desenvolvimento para todos os envolvidos.

Primeiro, é importante entender que a Andragogia se baseia na ideia de que adultos aprendem de maneira diferente das crianças e adolescentes. Adultos já possuem uma bagagem de experiências e conhecimentos que podem ser utilizados como base para novos aprendizados. Portanto, ao implementar a Andragogia, você deve considerar essa bagagem de vida e experiência profissional que cada funcionário possui.

Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isso:

1. Valorize a experiência dos funcionários: Crie oportunidades para que eles compartilhem suas experiências e conhecimentos com os demais. Isso pode ser feito por meio de workshops, grupos de discussão, apresentações, etc.

2. Aplique a aprendizagem ativa: Promova atividades práticas que permitam aos funcionários aplicar o que estão aprendendo. Isso pode ser feito através de simulações, estudos de caso, projetos práticos, etc.

3. Promova a autonomia: Permita que os funcionários tenham um papel ativo em seu próprio aprendizado. Eles podem escolher os tópicos que desejam aprender, definir seus próprios objetivos de aprendizado e decidir o ritmo de seu aprendizado.

4. Relacione o aprendizado com a realidade de trabalho: Mostre aos funcionários como o que eles estão aprendendo se aplica ao seu trabalho. Isso pode ser feito através de exemplos práticos, discussões sobre como o conhecimento pode ser aplicado, etc.

5. Forneça feedback constante: O feedback é uma parte essencial do processo de aprendizagem. Forneça feedback regular aos funcionários sobre seu progresso e desempenho.

Lembrando que essas são apenas sugestões e cada ambiente de trabalho é único, portanto, é importante adaptar essas ideias à realidade de sua empresa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Muito obrigado, Daniela. Com certeza seguirei suas dicas. Logo logo espero estar dando o meu feedback sobre a evolução da Educação Corporativa, aqui da empresa, após a aplicação do conteúdo aprendido nesse curso.