Olá!
Estou procurado um forma de impedir que alguém possa baixar seu site com programas como o Httrack. Alguém sabe alguma medita que posso utilizar para dificultar isso ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá!
Estou procurado um forma de impedir que alguém possa baixar seu site com programas como o Httrack. Alguém sabe alguma medita que posso utilizar para dificultar isso ?
Oi Alberto, tudo bem?
Infelizmente tudo do lado do cliente pode ser pego. Até poderíamos tirar o botão direito e bloquear atalhos, mas o ponto é que se as pessoas quererem pegar seu código, elas vão, é como a internet funciona felizmente ou infelizmente.
Por isso é interessante nunca colocarmos dados sensíveis em nossos JS e sempre validarmos nossos forms via back-end também.
Espero ter ajudado,
Abcs!
Obrigado, Natan pelo retorno.
Quanto a parte do cliente isso é o demos. O problema é que vai classe PHP, js, css, imagens :(
Alguma configuração do .htaccess ou quem sabe a estrutura do diretório para impedir isso.
Oi Alberto,
A parte do cliente são justamente js, css e imagens, mas classes PHP ou de qualquer linguagem não podem ser pegas, e não há configuração no htaccess para esses casos também.
Classes PHP tanto de Java, .Net, etc, são lado do server, e o client não tem acesso. Tanto que quando vemos o código de qualquer site que tem PHP por trás, só conseguimos ver o HTML gerado e nos enviado como resposta.
Espero ter ajudado,
Abcs!