Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como identificar os atributos de uma entidade?

Olá! Alguém poderia me ajudar com uma dúvida?

Este é o diagrama entidade relacionamento mostrado em aula: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E este é um resumo das entidades e seus atributos: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na entidade DEPARTAMENTO, consigo ver os atributos nome, número e localizações, porém não entendo como foram identificados gerente e data_inicio_gerente. O mesmo em DEPENDENTE, atributo funcionario. O mesmo em PROJETO com departamento_controlador. O mesmo em FUNCIONARIO, atributos trabalha_em, supervisor e departamento.

Obrigado desde já.

4 respostas

Gabriel,

o segundo desenho representa apenas as entidades e seus atributos. Estão isolados e isso pode ter causado sua confusão.

Observando a primeira imagem, conseguimos visualizar que Gerente, por exemplo, é um funcionário. Olhando o modelo como um todo (ainda na primeira figura) podemos concluir que o atributo Gerente, da entidade Departamento, é uma referência a uma instância da entidade Funcionário, ou seja, é um registro de um funcionário. Quanto à data_inicio_gerencia, essa informação é preenchida no momento em que um funcionário passa a ser gerente de um departamento.

Para o caso do atributo Funcionário, na entidade Dependente, o corre o mesmo. Esse atributo referencia uma instância da entidade Funcionário. Analogamente, acontece com Departamento_gerenciador, em Projeto, como uma referência a uma instância de Departamento e com Departamento, em Funcionário.

Já o atributo Supervisor, na entidade Funcionário, é uma referência a outra instância de Funcionário, que representa aquele que é o gestor dele.

Não sei se consegui sanar a dúvida ou se ficou alguma outra.

Boa noite, Carlos! Ainda não entendi. :(

Você disse na resposta "Observando a primeira imagem, conseguimos visualizar que Gerente, por exemplo, é um funcionário." Mas não encontrei a palavra "gerente" na primeira imagem. A primeira imagem mostra o diagrama

Depois você diz: "o atributo Gerente, da entidade Departamento, é uma referência a uma instância da entidade Funcionário, ou seja, é um registro de um funcionário.". Mas essa informação não está no diagrama. De onde ela vem? Como eu pensaria no atributo gerente caso me fosse dado apenas o diagrama? (primeira imagem).

Poderia me contextualizar melhor, por favor? Li sua respostas várias vezes, mas ainda não consigo processar. Me falta algum bit de informação importante para conseguir entender.

solução!

Boa noite, Gabriel!

Um "Gerente" é um FUNCIONARIO, mas não é um atributo de FUNCIONARIO. Um funcionário ser gerente decorre da relação entre FUNCIONARIO e DEPARTAMENTO. Essa relação, conforme a primeira imagem, pode ser "TRABALHA_PARA" ou "GERENCIA" (que possui o atributo "Data_inicio"), e se um funcionário gerencia um departamento, então ele é o "Gerente" desse departamento.

Dessa relação decorre que na segunda imagem o "Gerente" é um atributo de DEPARTAMENTO, assim como "Departamento" é um atributo de FUNCIONARIO, por conta da relação TRABALHA_PARA, e, como o Carlos exemplificou, "Departamento_gerenciador" aparece como um atributo de PROJETO, derivado da relação CONTROLA, entre DEPARTAMENTO e PROJETO.

Espero que tenha ficado mais claro!

Entendi!!! Muito obrigado a vocês pela ajuda!