Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como identificar a receita futura?

Não ficou claro como a Análise de Coorte pode me ajudar a planejar o valor estimado de receita para o mês seguinte. Tipo, como base no número de pessoas que regularmente voltam, eu considero a receita gerada por esses usuários e já posso entendê-la como garantida para o mês seguinte? Não ficou claro, se for possível explicar como esse planejamento acontece eu ficaria grata, obrigada!

1 resposta
solução!

Elisama, boa tarde! Em primeiro lugar, precisamos mudar a configuração padrão do Google Analytics (GA) para uma melhor visualização dentro do que pretendemos. Abra o GA, vá em público e na Análise de Coorte. Em tamanho do coorte, mude para "por mês". Em métrica, na caixa "pesquisar, procurar por receita e clicar em "total - receita". Em período, mude para "últimos 3 meses".

O que veremos no gráfico, no fim da página, é o quanto de receita tivemos de clientes que retornaram. O que me apresenta no exemplo da Music.dot, com dados atualizados de hoje: Tivemos uma venda de R$ 73.314,00 em março (Mês 01). Destes mesmos clientes que compraram em março, e que voltaram a comprar nos meses sequentes, temos o seguinte: Abril (mês 02) - R$ 15.430,00 Maio (mês 03) - R$ 6.083,89 Junho (mês 04) - R$ 825,00

Ou seja, configurado desta forma, a análise de coorte te mostra a recorrência dos clientes. O quanto voltam e deixam novamente na sua operação.

Se extrapolar estes números, teremos um percentual de provavel retorno. Assim, poderemos começar a prever uma receita futura. Ok? Consegui esclarecer? Qq dúvida, volta aqui e continuamos a conversa.

Edson