Elisama, boa tarde!
Em primeiro lugar, precisamos mudar a configuração padrão do Google Analytics (GA) para uma melhor visualização dentro do que pretendemos.
Abra o GA, vá em público e na Análise de Coorte.
Em tamanho do coorte, mude para "por mês".
Em métrica, na caixa "pesquisar, procurar por receita e clicar em "total - receita".
Em período, mude para "últimos 3 meses".
O que veremos no gráfico, no fim da página, é o quanto de receita tivemos de clientes que retornaram.
O que me apresenta no exemplo da Music.dot, com dados atualizados de hoje:
Tivemos uma venda de R$ 73.314,00 em março (Mês 01).
Destes mesmos clientes que compraram em março, e que voltaram a comprar nos meses sequentes, temos o seguinte:
Abril (mês 02) - R$ 15.430,00
Maio (mês 03) - R$ 6.083,89
Junho (mês 04) - R$ 825,00
Ou seja, configurado desta forma, a análise de coorte te mostra a recorrência dos clientes. O quanto voltam e deixam novamente na sua operação.
Se extrapolar estes números, teremos um percentual de provavel retorno. Assim, poderemos começar a prever uma receita futura.
Ok? Consegui esclarecer?
Qq dúvida, volta aqui e continuamos a conversa.
Edson