Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como habilitar docker de Linux para acessar GUI?

Olá pessoal.

Eu criei uma script da qual faz diversas instalações no Linux, dentre elas algumas são aplicações com interface gráfica (ex: postman, vscode, chrome).

A ideia dessa script é automatizar a configuração de ambiente de cada membro novo do time, para que não perca tempo vendo o que precisa instalar e como instalar/configurar.

Gostaria de criar algumas dockers com imagens de distribuições baseadas em Debian, para validar o funcionamento da script (versão e distro do sistema operacional).

Para isso, na docker eu teria que habilitar para acessar remotamente e testar alguns desses programas (que rodam por meio da interface gráfica, como o Postman por exemplo).

Qual é a melhor maneira de se fazer isso? Pensei em simplesmente habilitar o X nas configs de ssh do distro. Mas não sei se é a melhor forma.

Além disso a imagem da distro deve permitir o X (interface gráfica). Sabem quais no docker hub suportam?

Se puderem compartilhar experiência, agradeço.

Abraços.

2 respostas
solução!

Olá Renan, tudo bem? Eu particularmente nunca tentei, e nem tive essa necessidade de utilizar ambiente gráfico em containers Docker, porém esse artigo: Running GUI Applications inside Docker Containers deve ti dar uma norte de como fazer o que você está tentando.

Espero ter ajudado!

Obrigado Jonilson.

Li o artigo, não testei ainda. Mas assim que testar eu falo se funcionou. :)