1
resposta

Como gerar relatórios e exportação para excel no ASPNET core em um aplicativo de Backend da Loja de E-commerce

Suponhamos que eu queira fazer o backend da loja de e-commerce. Como eu devo começar a fazer os relatórios ( em PDF ) e exportação de planilhas EXCEL dos dados ( exemplo pedidos faturados , entregues , etc)

Abraço

1 resposta

Olá, rcoproc

O que eu faria primeiro:

1. Levantaria os requisitos dos documentos PDF: tem múltiplas páginas? Contém imagens? Tem cabeçalho e rodapé? etc.
  2. Levantaria os requisitos das planilhas Excel.
  3. Investigaria quais componentes (ASP.NET Core) no mercado atendem a geração de PDF e geração de planilhas xlsx (Excel) com os requisitos que você já tem
  4. Baixaria exemplos (mesmo as versões pagas possuem versões demo para teste, com algumas limitações a marcas d'água) de código ASP.NET Core
  5. Só depois de garantir que os componentes (gratuitos ou pagos) vão atender os requisitos, aí sim eu começaria a codificar de acordo com a API dessas ferramentas
  6. Geralmente a geração de planilhas Excel nesses documentos é feita através de objetos que você vai montando em memória, e que depois você salva como planilhas.
  7. Já os documentos PDF podem ser criados a partir de páginas HTML. Isso é útil porque você pode montar no seu site um "visualizar impressão" antes de gerar os PDFs, como muitos sites fazem hoje em dia.

Enfim, eu começaria por essa ponta, e só depois de garantir que os arquivos vão ser gerados corretamente é que eu voltaria para implementar o restante do código do back-end.