Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como ganhar experiência?

Olá!

Já faz um tempo que trabalho com programação procedural. Agora gostaria de começar a trabalhar com linguagens orientadas a objeto, como Java por exemplo.

Contudo, sem experiência profissional é complicado achar uma boa oportunidade. E mesmo que conseguisse algo creio que não estaria preparado, pois as situações do dia-a-dia são bem diferentes do que as que encontramos em exercícios de cursos (essa é a minha opinião comparando com o que eu havia estudado e praticado antes de trabalhar como programador).

Já fiz alguns cursos de Java, atualmente estou revisando e aprofundando meu conhecimento através da Alura. Mas criar programinhas de video-locadora ou banco não vão me preparar para o mercado de trabalho.

A dúvida é: como ganhar experiência com Java ou outra linguagem sem trabalhar na área?

Obs.: Muito do que descrevi acima diz respeito a experiências que vivenciei e opinião pessoal, não se trata de uma verdade absoluta.

3 respostas

Oi, eu gosto muito de pegar sites/aplicações que conheço e tentar fazê-las por minha conta.. por exemplo: tente reproduzir o site da alura, casa do código, twitter etc... são dominios que vc conhece e com certeza vão trazer desafios para vc!

solução!

E aí, Gustavo, tudo certo, cara? =)

Pelo que você está me falando, você já fez alguns cursos de Java, mas até onde você já foi? Pergunto, pois você mencionou video-locadora e banco e, se não me engano, são os projetos dos primeiros cursos, correto? =)

Então eles ainda são feitos de forma a mostrar o programa/resultado no console... Conforme você for avançando, você verá que a linguagem Java é bastante utilizada no mercado web, ou seja, no desenvolvimento back-end de sistemas... Aí, sim, talvez seja uma boa hora para você treinar para o mercado!

Por ser uma linguagem de back-end, você desenvolverá regras de negócio que podem ser bem complexas, envolvendo requisições (síncronas ou não) vindas de usuários, web-services e muitas outras coisas que são bem avançadas! Depois de avançar um pouco mais nos cursos, tente inventar um sistema próprio, para você ir praticando e ganhando mais experiência e confiança consigo mesmo para se candidatar às vagas disponíveis! Mas comece pensando pequeno, com coisas simples, porque mesmo sendo simples, pode ser um pouco frustrante no começo!! =)

Espero ter ajudado, mas qualquer coisa não deixe de postar por aqui para que possamos ajudá-lo! =)

Abraço, bons estudos e boa sorte,

Fábio

Vou continuar os cursor conforme o Fábio indicou. Após o término irei iniciar algum projeto baseado em outra aplicação, como o Alberto diz fazer.

Obrigado pelas respostas!