1
resposta

Como funcionaria um cluster de Eureka?

Caso um cluster de container eureka, precisar ter mais de 1 pod, exemplo, 10 pod, o que aconteceria quando um serviço se regisrar, tem como configurar um master e outros slave, tipo banco de dados ?

1 resposta

Olá Israel! Tudo bem?

A configuração de um cluster de Eureka com múltiplos pods é uma abordagem interessante para garantir alta disponibilidade e resiliência do seu serviço de descoberta. No Eureka, não existe a noção de master e slave como em bancos de dados tradicionais. Em vez disso, todos os nós do Eureka são iguais e funcionam em um modo peer-to-peer.

Quando você tem múltiplos pods de Eureka, eles se comunicam entre si para compartilhar informações sobre os serviços registrados. Isso significa que, quando um serviço se registra em um dos pods, essa informação é replicada para os outros pods no cluster. Essa replicação garante que, mesmo que um dos pods falhe, os outros ainda terão conhecimento dos serviços disponíveis.

Para configurar um cluster de Eureka, você deve garantir que cada instância do Eureka conheça as outras instâncias. Isso é feito configurando a propriedade eureka.client.serviceUrl.defaultZone com os endereços das outras instâncias do Eureka. Aqui está um exemplo básico de como isso pode ser configurado:

eureka:
  client:
    serviceUrl:
      defaultZone: http://eureka1:8761/eureka/,http://eureka2:8761/eureka/,http://eureka3:8761/eureka/

Nesse exemplo, eureka1, eureka2 e eureka3 são os endereços dos pods do Eureka no cluster. Cada pod precisa ter essa configuração para que eles possam se comunicar e replicar informações entre si.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.