Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Como funciona WebApp

Estou precisando desenvolver um app com banco de dados para dispositivos móveis. Antes eu desenvolvia uma apk para android, mas agora estou pensando em aprender WebApp para que seja compatível com IOs, onde a app vai ser instalada no dispositivo normalmente. Eu sei que posso usar HTML para desenvolver, mas como funciona a conexão com banco de dados nesses casos, já que eu preciso do banco de dados no dispositivo para utilizar junto a um webservice? Qual ambiente de desenvolvimento é apropriado pra isso? Eu continuo utilizando a conexão com SQLite?

5 respostas
solução!

Oi Bruno, tudo bem? Vamos lá a suas perguntas

Para aplicações híbridas, temos várias soluções e algumas delas temos cursos aqui na Alura como o Apache Cordova, Ionic e Xamarim.

Cordova e Ionic são bem parecidos e usam HTML, CSS e JS para desenvolver seu apps, já o Xamarim usa o C#.

Todas elas tem acesso a banco de dados no dispositivo, e também temos várias opções e dentro uma delas, uma das mais faladas é essa que você citou, o SQLite (sim, vc pode usar ela em aplicações híbridas)

Já para ambiente de trabalho eu recomendo o MacOS, assim você vai poder gerar aplicações para Ios. Mesmo usando as tecnologias que eu comentei acima, vc irá precisar de um MacOS para gerar as aplicações para IOS. Não é possível gerar o build em Windows ou Linux. (É possível desenvolver, porém não é possível gerar o build)

Espero ter ajudado

Ajudou sim, mas só outra questão. Eu uso funções do JavaScript para acessar diretamente o SQLite ou é necessário utilizar outra linguagem pra essa conexão??

Se vc escolher o Cordova ou Ionic, vc vai usar o JavaScript para se comunicar com banco, porém vai continuar fazendo suas SQL igual a gente faz quando usa o SQLite.

Esclareceu bastante Lazaro. Obrigado. =)

Bons estudos Bruno. Até mais