Vendo alguns outros cursos antes, percebi a utilização de ';' ao escrever JavaScript, mas vi que durante as aulas os professores não utilizam dessa prática. Queria saber o motivo e quando é necessário usar ponto e vírgula no fim das linhas no JS
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Vendo alguns outros cursos antes, percebi a utilização de ';' ao escrever JavaScript, mas vi que durante as aulas os professores não utilizam dessa prática. Queria saber o motivo e quando é necessário usar ponto e vírgula no fim das linhas no JS
Ponto e virgula em javascript é opcional como separador de instruções, no entanto deve-se tomar muito cuidado. No caso de mais de uma instrução na mesma linha é obrigatório o uso de ponto e vírgula.
Diferente do PHP onde o ";" é obrigatório, no JS ele é opcional e passa a ser mandatório apenas se tiver mais de uma instrução na mesma linha. Ex: quando usamos o "for" passamos algumas instruções que são separadas por ";"
Oii Livia tudo bem?
Olha, confesso que eu tive essa mesma dúvida quando comecei meus estudos em Javascript viu?
Mas vamos lá: O uso do ponto e vírgula no JS realmente fica "ao gosto do programado" tá, ou seja, opcional.
Porémmmm, acho interessante colocar alguns pontos aqui sobre o uso do ponto e vírgula no JS:
1 - Geralmente o pessoal que trabalha com Java, C# ou C++ por exemplo serão super adeptas ao uso do porto e vírgula. Isto porque, nessas linguagens o uso desse "trem" é obrigatório para delimitar as linhas de comando. Se você não colocar, o código não vai funcionar. Então por costume mesmo, quem programa nessas linguagens e também manja de JS, irá usar o ponto e vírgula frequentemente.
2 - Existem alguns casos no JS onde o uso do ponto e vírgula é obrigatório como declarar variáveis (var nome = "Livia"; ), ao usar o comando break, continue, return. E caso você não coloque, ele será colocado automaticamente pelo navegador por exemplo. Mas é aquilo, é uma boa prática não esquecer e colocar sabe?
3 - Assim como tem os casos obrigatórios, existem os casos que o uso fica ausente, como após um if ou else, for com chaves, while e funções, por exemplo.
4 - Existe uma outra turminha que programa em Python, Ruby, Swift e Kotlin que não são adeptas ao uso do ponto e vírgula, uma vez que o uso se torna opcional também nessas linguagens. Então é muito provável que eles também não utilizem no Javascript.
Bem, depois de todos esses pontos a pergunta vem na cabeça: "Devo usar ponto e vírgula ou não afinal?"
E a resposta é que depende do seu estilo de programação. Se você se sente confortável em usar o ponto e vírgula e se sente mais segura quanto ao seu código, utilize. Caso contrário, não use.
Pessoalmente eu por exemplo aprendi minha primeira linguagem da vida que foi C++, e desde lá, me acostumei com o uso do ponto e vírgula e não largo mais. Se eu não coloco, fica parecendo que falta algo no meu código sabe? É estranho hahaha
Um outro fato é que o uso vai depender muito da empresa que você vai trabalhar. Se os projetos estiverem sem ponto e vírgula, você terá que seguir esse padrão sabe? Agora se tiver o uso, você terá que seguir assim.
Extra: Você sabia que um dos padrões do Google é o uso de ponto e vírgula nos códigos Javascript? Eu não sabia hahaha Para saber mais detalhes, vou deixar esse link https://google.github.io/styleguide/javascriptguide.xml#Semicolons, que contém todos os padrões de programação adotados pelo Google com o JS.
Lívia, espero de coração ter te ajudado com a sua dúvida e se foi útil, ficaria muito feliz se marcasse minha resposta como solução para o tópico viu?
Um megaaaa abraço e tenha um ótimo dia de estudos e muito sucesso!!!