Vendo alguns outros cursos antes, percebi a utilização de ';' ao escrever JavaScript, mas vi que durante as aulas os professores não utilizam dessa prática. Queria saber o motivo e quando é necessário usar ponto e vírgula no fim das linhas no JS
Vendo alguns outros cursos antes, percebi a utilização de ';' ao escrever JavaScript, mas vi que durante as aulas os professores não utilizam dessa prática. Queria saber o motivo e quando é necessário usar ponto e vírgula no fim das linhas no JS
Ponto e virgula em javascript é opcional como separador de instruções, no entanto deve-se tomar muito cuidado. No caso de mais de uma instrução na mesma linha é obrigatório o uso de ponto e vírgula.
Diferente do PHP onde o ";" é obrigatório, no JS ele é opcional e passa a ser mandatório apenas se tiver mais de uma instrução na mesma linha. Ex: quando usamos o "for" passamos algumas instruções que são separadas por ";"
Oii Livia tudo bem?
Olha, confesso que eu tive essa mesma dúvida quando comecei meus estudos em Javascript viu?
Mas vamos lá: O uso do ponto e vírgula no JS realmente fica "ao gosto do programado" tá, ou seja, opcional.
Porémmmm, acho interessante colocar alguns pontos aqui sobre o uso do ponto e vírgula no JS:
1 - Geralmente o pessoal que trabalha com Java, C# ou C++ por exemplo serão super adeptas ao uso do porto e vírgula. Isto porque, nessas linguagens o uso desse "trem" é obrigatório para delimitar as linhas de comando. Se você não colocar, o código não vai funcionar. Então por costume mesmo, quem programa nessas linguagens e também manja de JS, irá usar o ponto e vírgula frequentemente.
2 - Existem alguns casos no JS onde o uso do ponto e vírgula é obrigatório como declarar variáveis (var nome = "Livia"; ), ao usar o comando break, continue, return. E caso você não coloque, ele será colocado automaticamente pelo navegador por exemplo. Mas é aquilo, é uma boa prática não esquecer e colocar sabe?
3 - Assim como tem os casos obrigatórios, existem os casos que o uso fica ausente, como após um if ou else, for com chaves, while e funções, por exemplo.
4 - Existe uma outra turminha que programa em Python, Ruby, Swift e Kotlin que não são adeptas ao uso do ponto e vírgula, uma vez que o uso se torna opcional também nessas linguagens. Então é muito provável que eles também não utilizem no Javascript.
Bem, depois de todos esses pontos a pergunta vem na cabeça: "Devo usar ponto e vírgula ou não afinal?"
E a resposta é que depende do seu estilo de programação. Se você se sente confortável em usar o ponto e vírgula e se sente mais segura quanto ao seu código, utilize. Caso contrário, não use.
Pessoalmente eu por exemplo aprendi minha primeira linguagem da vida que foi C++, e desde lá, me acostumei com o uso do ponto e vírgula e não largo mais. Se eu não coloco, fica parecendo que falta algo no meu código sabe? É estranho hahaha
Um outro fato é que o uso vai depender muito da empresa que você vai trabalhar. Se os projetos estiverem sem ponto e vírgula, você terá que seguir esse padrão sabe? Agora se tiver o uso, você terá que seguir assim.
Extra: Você sabia que um dos padrões do Google é o uso de ponto e vírgula nos códigos Javascript? Eu não sabia hahaha Para saber mais detalhes, vou deixar esse link https://google.github.io/styleguide/javascriptguide.xml#Semicolons, que contém todos os padrões de programação adotados pelo Google com o JS.
Lívia, espero de coração ter te ajudado com a sua dúvida e se foi útil, ficaria muito feliz se marcasse minha resposta como solução para o tópico viu?
Um megaaaa abraço e tenha um ótimo dia de estudos e muito sucesso!!!