Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como funciona o import

Oi gente, tudo bem ?

Eu to aprendendo Python, ainda to no inicio e veio uma duvida.

Me surgiu uma duvida de como usar o import. Pois nas primeiras aulas eu importo o random, que é do Python. Mas eu tambem importo o jogo da forca e da advinhação que foi criado no decorrer das aulas e ficam na mesma pasta do jogos.

A minha duvida principal vem do fato como usar o import, como eu posso importar um arquivo ? Como eu criei um codigo que tem calculos nele e esta dentro de uma pasta. Eu posso atraves de outro codigo em outra pasta importar esse codigo com calculo para auxilar no desenvolvimento, mesmo estando em pastas diferentes ?

Se por exemplo eu desenvolver um pacote e colocar no github, como eu deixo para outras pessoas poderem importar ela.

Se alguem puder me dar uma ajuda ou tiver algum lugar que explique agradeço.

3 respostas
solução!

Olá Gabriel! Tudo bem?

Seguinte, os imports de Python funcionam da seguinte forma. Você concorda comigo que todo arquivo é capaz de criar um conjunto de funções com um propósito específico? Exemplo: A função somar(), você conscientemente subentende o que ela vai realizar, correto? Pois bem, agora vamos pensar que temos várias funções em um arquivo, sendo estas respectivamente: somar(), subtrair(), dividir(), multiplificar(), logaritmizar() e assim por diante. Todas essas funções estão armazenadas em um único arquivo, você consegue sugerir um bom nome para este arquivo?

a) Papel b) Mamão c) Tesoura d) Operações

Pois bem, o melhor nome de arquivo seria operações correto? Então, dessa forma você já concorda comigo que as funções e os nomes dos arquivos servem para agrupar um conjunto de funções que tem funcionalidades globais, correto? Desta forma, quando possuímos um sistema, por exemplo, temos muitas funções que são utilizadas em várias partes do sistema, e assim como utilizamos os módulos Python de random, podemos utililzar os nossos próprios módulos. Não é bacana? Desta forma, evitamos a repetição de código e conseguimos concentrar as responsabilidades de acordo com cada nicho de atuação das funções.

Outro detalhe, as importações funcionam de acordo com a vontade do desenvolvedor, ela não possui uma regra de fato para poder ser executada, tudo vai de acordo com o padrão do desenvolvimento, claro, não precisamos deixar cada arquivo com um função, e ao invés de chamar funções, chamar os arquivos propriamente ditos, não. Por mais que não existam REGRAS, existem BOAS PRÁTICAS. E aí, você vai aprendendo com o tempo e os Frameworks da vida, como Django, Flask e etc. Vão te auxiliar nessa organização. Acho muito bacana você possuir essa dúvida, no entanto. É um preocupação que você mesmo conseguirá absorver naturalmente.

Forte abraço e bons estudos!

Oi Gabriel ! Tudo bem e voce ?

Consegui entender explicação !! Obrigado !!

Isso que voce explicou ocorre ao fato do python ser muito dinamico, né. Ele acaba te dando muitas opções de como fazer e se adapta muito a necessidade do programador.

Eu to me acostumando com o Pyhton, eu mexia muito na faculdade com o R e eu tinha que baixar pacotes para fazer certas operações. Dai tem hora que eu mexo no python com a cabeça no R ainda.

Com essa sua explicação me ajudou muito a entender melhor como funciona !

Django e Flask são dois que estão na lista para um futuro próximo !

Obrigado mais uma vez

abraços e bom estudo para voce também !

Por nada Gabriel, fico feliz que te auxiliei de alguma forma. Muitíssimo obrigado!

Se puder marcar a minha resposta anterior como resolvida, a plataforma do Alura entende que você ficou satisfeito com a resposta e encerra o disponibilidade de mais pessoas responderem aqui também, sabe?

Obrigado novamente, abraços!