O Ciclo de Vida de um Produto é um modo de descrever a trajetória de um produto. E esta trajetória percorre algumas fases, sendo que cada uma delas compreende ações, decisões e operações próprias. Estas fases de vida do produto envolvem desde a sua criação, desenvolvimento, maturação e finalização, quando deixa de existir dentro de seu mercado ou operação. Suas fases são:
Introdução - fase em que o produto é lançado no mercado, onde as vendas são baixas, com um alto investimento em desenvolvimento e divulgação, onde os lucros são muito baixos, ou até negativos.
Crescimento - fase em que a aceitação do produto pelo seu público aumenta, com um rápido crescimento da demanda, onde as margens de lucro também tem um aumento, a maturidade do produto faz com que seus custos sejam menores, e a concorrência passa a ser presente.
Maturidade - fase em que as vendas atingem o seu topo, com um crescimento de produção acelerado, onde o mercado torna-se saturado, e os concorrentes buscam especializar-se ou obter diferenciais.
Declínio - fase qme que ocorrem quedas nas vendas, há uma menor margem de lucro, e a manutenção do produto deixa deter valor.