O ciclo de vida do produto é composto pelas fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio. A fase inicial é a de introdução, que é quando o produto está sendo introduzido ao mercado, é pouco conhecido, o numero de vendas ainda é baixa pois as pessoas ainda não tem familiaridade com o produto, há pouca concorrência ou nenhuma e neste primeiro momento não há muito lucro e o saldo pode até ser negativo pois ainda é algo que está entrando no mercado e o custo de entrar no mercado algumas vezes não são cobertos pelas vendas. Quando este produto passa a ser conhecido e começam as buscas das pessoas por ele, ele entra em uma fase de crescimento, nessa fase surge também uma concorrência, as vendas começam a subir e o lucro por sua vez começa a aparecer. Ao se estabelecer no mercado o produto entra em uma fase de maturidade, em que há busca pelo produto já há clientes que são fiéis e as empresas começam a disputar o cliente, nessa fase as vendas são constantes e o lucro também. A fase de declínio pode ocorrer por diversas razões seja porque o produto não é mais inovador, pode ser uma fase do mercado e nesta fase as vendas elas começam a cair, existe uma forte concorrência pra se manter no mercado, o lucro entra em declínio.