2
respostas

Como funciona o ciclo de vida de produto?

Podemos classificar o ciclo de vida de um produto em 04 fases:

  • Introdução: Inicio da inclusão do produto no mercado, momento de incertezas, pois é nessa fase é onde seu ocorre a validação do produto no publico geral.
  • Crescimento: Momento em que seu produto foi aceito no mercado e onde se encontra pontos de melhoria e consequentemente retornos financeiro.
  • Maturidade: Momento em que o seu produto alcança a fase de está consolidado no mercado.
  • Declínio: Momento em que começa a surgir novos produtos similiares ao seu, fazendo com que usuários possa escolher algo novo e com isso os retornos financeiros passa a ser menor em comparação no estágio 02 e 03 (Crescimento e Maturidade).
2 respostas

Olá Joaquim!

Você fez um ótimo resumo e ajudou Bia sobre as quatro fases do ciclo de vida de um produto.

Compreender essas fases ajuda a planejar estratégias adequadas para cada etapa, maximizando o sucesso do produto ao longo do tempo.

Continue praticando e explorando cada vez mais!

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Complementando o resumo do Joaquim:

Na fase de maturidade o mercado está estável e o número de concorrentes também. Porém apesar das vendas constantes e consolidação no mercado, existe a chance de diminuição de lucro devido a guerra de preços frente a outros concorrentes. Mesmo na etapa de maturidade é importante definir estratégias de mercado para que o produto se diferencie e continue relevante e sem queda da margem de lucro.

Já na fase de declínio é importante entender o que fez com que o produto entrasse nesta fase e buscar adaptação para que o produto retorne para as fases anteriores ou a criação de um novo produto.