Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como funciona o Anaconda?

Eu não queria usar um serviço online como o colab para programar e baixei o anaconda para linux, executei o script via terminal mas n entendi o que o script fez, alguém pode me explicar como o anaconda funciona?

3 respostas
solução!

Olá Rafael,

O Anaconda é um ambiente que já traz vários dos pacotes e funcionalidades que você precisa para trabalhar com python para Data Science.

Se você seguiu os passos de instalação corretamente já pode executar conda list no terminal para testar se está tudo funcionando (deve aparecer uma lista de bibliotecas).

A partir daí você pode navegar pelo terminal até a pasta que você quer utilizar como base para os arquivos do curso e executar conda activate para ativar o ambiente do anaconda no terminal atual e depois jupyter notebook para iniciar o jupyter.

Lembrando que existem muitas diferenças de usabilidade entre o jupyter do Anaconda e o colab, então algumas ações realizadas na aula podem ser diferentes na sua instalação local. Mas isso apenas na interface e usabilidade, todo o código deve funcionar de forma semelhante.

Muito obrigado Lucas,

Consegui funcionar, inicialmente achei que o Anaconda vinha com uma IDE e após instalar o sh não encontrei nenhum executável nem no terminal, acabei de tentar os comandos "conda list" e disse que o comando não existia, tentando rodar o sh de novo o Anaconda foi inicializado e o comando "conda list" funcionou.

Vejo que acompanhar o Guilherme pelo Anaconda não vai ser uma boa ideia hahaha, vou primeiro pegar um pouco mais d pratica com o python para depois usar essa ferramenta

Sem problemas Rafael, bom saber que deu certo!

Continuando nos cursos da área você vai encontrar algum curso onde o instrutor optou por utilizar a instalação do Anaconda e não o colab, nesse caso deve ser melhor aproveitar para acompanhar e aprender mais sobre o uso do Anaconda.

Mas isso depende de sua preferência, como eu disse as diferenças são de interface e usabilidade, todo o código deve funcionar normalmente, então você pode sim fazer esse curso atual com o Anaconda e se encontrar alguma dificuldade é só falar aqui no fórum ou trocar para o colab.

Bons estudos!