Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como funciona no dia-a-dia

Olá Vinicius como vai? Tenho uma dúvida, vamos supor que fui contratado por uma empresa para dar manutenção no sistema contábil. A primeira coisa que faria nesse caso é definir meu diretório de trabalho (na minha máquina), navegar até ele com o Bash e em seguida fazer o "git init" para criar meu repositório. Em seguida, faria o "git clone" do servidor remoto onde ficam os artefatos de produção. Faria a manutenção em alguns arquivos, só que pra homologar o que fiz preciso atualizá-los no ambiente de testes para que o setor de contabilidade pudesse verificar se está como foi especificado. Como fazer o push dos arquivos pra esse servidor de testes? Na prática como funciona esse processo?

Obrigado e desculpe-me a ignorância.

3 respostas
solução!

Olá Bruno, vou tentar te ajudar. Como ainda está no início do aprendizado vou citar algumas coisas que talvez você ainda não aprendeu. Mas calma, você ainda tem muito pela frente :-)

Se o projeto já existe você pode apenas cloná-lo, sem a necessidade do:

git init

Apenas o:

git clone <endereço projeto>

Ele só vai ser utilizado se você já tiver um projeto não versionado e quiser passar a versioná-lo. Esse post da própria Alura te mostra isso.

https://www.alura.com.br/artigos/comecando-com-git-aprendendo-versionar

Com o código clonado você pode fazer suas alterações, commitar (git commit). Quando for dar o git push vai precisar mudar a branch de projeto, caso ele esteja organizado em branchs.

Mas é importante primeiro você entender como a arquitetura de desenv/homol/teste/prod está estruturada para esse seu projeto para não fazer o push em lugar errado.

Ronald muito obrigado pela explicação. Outra dúvida! Eu clono o repositório do projeto na minha máquina e outro programador faz o mesmo na sua máquina e começamos a trabalhar. Pelo que entendi o commit grava as modificações no meu repositório (que está no meu disco) e ele faz o mesmo no dele. Pois bem, imagine que nós dois estamos mexendo no arquivo valida_form.js; Por ser distribuído, como o Git controle esse conflito?

Mais uma vez obrigado.

Ai você vai entrar no fantástico mundo do MERGE :-)

Nas próximas aulas vc vai ver sobre isso! Mas o link abaixo te dá uma boa explicação sobre o tema.

https://www.treinaweb.com.br/blog/git-merge-e-git-rebase-quando-usa-los/