1
resposta

Como ficariam as quantidades para cada ensaio em valores normalizados?

Olá bom dia!

Como ficariam as quantidades para cada ensaio em valores normalizados? Eu estou com dificuldade de visualizar a normalização dos dados para a execução dos experimentos. Achei muito interessante a questão da normalização no planejamento dos ensaios.

Eu gostaria também de ajuda para entender como que essa normalização pode auxiliar no gerenciamento de variáveis dependentes (por exemplo o tamanho dos ovos ou como foi colocado, a marca do fermento utilizado).

Muito obrigada desde já.

1 resposta

Oi, Luciane! Tudo certo por aí?

Desde já, peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

A normalização dos dados nos auxilia a alterar os valores das variáveis manipuláveis para uma escala comum, geralmente entre -1 e +1.

No contexto do planejamento fatorial, deslocamos a área experimental para o centro do plano cartesiano, gerando, assim, limites inferiores e superiores.

Vamos utilizar o exemplo do planejamento fatorial apresentado na aula. Suponha que temos duas variáveis manipuláveis: a quantidade de farinha e a quantidade de chocolate. Se escolhermos realizar apenas 4 ensaios, os pontos experimentais ficariam da seguinte forma:

EnsaioFarinha (kg)Chocolate (kg)
10,50,1
21,50,1
30,50,5
41,50,5

Após a normalização desses dados, chegamos em algo assim:

EnsaioFarinha (normalizada)Chocolate (normalizado)
1-1-1
21-1
3-11
411

Dessa forma, os valores das quantidades de farinha e chocolate foram ajustados dentro da faixa de -1 a +1. Em nosso experimento, usaríamos esta escala de valores (ao invés de 0,5, por exemplo, utilizaríamos -1).

Com relação a sua outra dúvida, ao utilizar a normalização de dados sobre variáveis dependentes, eliminamos possíveis discrepâncias que poderiam interferir na análise e no resultado final do experimento. Imagine trabalhar com medidas distintas referentes a marca de fermentos ou ao tamanho dos ovos! Isso poderia deixar o estudo bastante confuso.

De maneira geral, a normalização de dados irá reescalar as informações do nosso estudo, mantendo sua natureza.

Espero que tenha ficado mais claro, Luciane! Caso surjam novas dúvidas durante os seus estudos, conte com a comunidade do fórum.

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!