1
resposta

Como fica a Review quando a Definição de Pronto contem a aceitação do cliente?

Existe outro topico com essa duvida mas não foi respondido, de Titulo: Aprovação do cliente; Data: 23/06/2020; criado por Daniel de Medeiros Durante.

Entendo que a Review é mais que apenas apresentar o que foi feito na Sprint, mas se na definição de pronto do time incluir o passo da aceitação do cliente, a na Review só for apresentado Historias que passaram na definição de pronto, a Review perderia sua essencia de apresentação, já que o cliente já viu anteriormente.

Sei que na Review poderia ter um usuario também, ao qual seria a primeira vez dele, mas considerando que na Review seja apenas o time e o cliente, faz sentido apresentar o que foi feito? Ou usaria a Review apenas para ter o feedback do cliente?

1 resposta

Oi Luiz.

Tudo bom?

Obrigada por trazer essa questão aqui.

Pela definição do Scrum Guide 2020, a Review se constitui assim:

O objetivo da Sprint Review é inspecionar o resultado do Sprint e determinar adaptações futuras. A Scrum Team apresenta os resultados do seu trabalho aos principais stakeholders e são discutidos os progressos rumo ao Product Goal. Durante o evento, a ScrumTeam e os stakeholders analisam o que foi realizado no Sprint e o que mudou no seu ambiente. Com base nesta informação, os participantes colaboram sobre o que fazer a seguir. O Product Backlog também pode ser ajustado para ir ao encontro de novas oportunidades. A Sprint Review é uma sessão de trabalho e a Scrum Team deve evitar limitá‐la a uma apresentação.

Mas se na definição de pronto do time incluir o passo da aceitação do cliente, a na Review só for apresentado Historias que passaram na definição de pronto, a Review perderia sua essencia de apresentação, já que o cliente já viu anteriormente. Acho que essa definição de pronto um pouco complicada mesmo.

mas considerando que na Review seja apenas o time e o cliente, faz sentido apresentar o que foi feito? Sim, levando em conta que a definição de pronto não seja a de "aceitação do cliente". Mas se for, realmente, como dito acima, não faz muito sentido.

Espero que isso possa ajudá-lo.

Qualquer coisa, estamos à disposição.

Abraços.